Compartilhe

Grécia descobre mulher enterrada com joias há 1.800 anos

Por G1    Segunda-Feira, 23 de Julho de 2018


O túmulo de uma nobre enterrada com joias de ouro em um monumento funerário romano foi descoberto por arqueólogos gregos em um monumento funerário romano, na ilha de Sikinos.
No formato de uma caixa, estrutura foi encontrada intacta na cripta do monumento Episkopi, um raro memorial funerário da era romana, que foi transformado em uma igreja e monastério bizantino. 

Denominada Neko (Νεικώ no alfabeto grego), conforme inscrição no túmulo, a mulher foi encontrada junto a pulseiras e anéis de ouro, um longo cordão dourado, uma vela esculpida com uma gura feminina, vasos de vidro e de metal, além de fragmentos de roupas.

O bem-preservado mausoléu na pequena ilha, localizada no arquipélago de Cíclades ao sudeste de Atenas, provavelmente foi construído para proteger o túmulo, disseram arqueólogos.

"Nós fomos inesperadamente sortudos, disse o diretor do serviço de antiguidades de Cíclades, Dimitris". É muito raro. Um monumento, um dos mais impressionantes do Egeu, tem uma identidade. Nós temos a pessoa para quem o prédio foi construído, temos seus restos mortais, seu nome."

Apesar de ataques a túmulos nos tempos antigos e diversos usos do prédio ao longo dos séculos, o túmulo de Neko foi encontrado intacto, provavelmente por estar bem escondido, em um ponto cego entre duas paredes no porão do prédio, disse Athanassoulis.

Segundo Athanassoulis, especialistas acreditam que Neko tinha ligações com a ilha, mas não está claro se a mulher nasceu em Sikinos. "Agora estamos tentando descobrir mais sobre ela", disse. "Ainda estamos no começo."

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco