Compartilhe

Gato nasce sem ânus em caso raro e é salvo após ficar 50 dias sem fazer cocô

Por G1    Sábado, 4 de Setembro de 2021


Um filhote de gato nasceu sem o ânus e sobreviveu após ficar 50 dias sem defecar e ter duas paradas cardíacas. O animal, que recebeu o nome de 'Boninho', precisou ser socorrido às pressas pela ONG Viva Bicho, de Santos, no litoral paulista, e passou por procedimento cirúrgico de emergência para sobreviver.

Em entrevista ao G1 neste sábado (4), a assessora de comunicação da ONG, Leila Abreu, explicou que, recentemente, a equipe resgatou uma gata prenha e conseguiu arrumar um lar temporário para ela. "Como a gata prenha precisa de um lugar tranquilo para ficar, arrumamos esse local para os filhotes nascerem. E eles nasceram super bem e foram bem acompanhados, só que a pessoa que estava cuidando deles notou que um dos filhotes estava ficando com a barriga muito grande", afirma.

Após o relato da cuidadora do lar temporário, os profissionais da ONG a orientaram a levar o filhote naquele mesmo momento para atendimento veterinário. Ao chegar na Viva Bicho, os médicos veterinários fizeram uma série de exames e descobriram que Boninho havia nascido sem o ânus.

Conforme explica Leila, a atresia anal é uma anomalia congênita que, eventualmente, pode ocorrer em gatos e cachorros. A falta de perfuração do ânus compromete a saúde do animal, levando-o à morte. Dessa forma, para salvar a vida de Boninho, foi necessário realizar, emergencialmente, a reconstrução cirúrgica do ânus.

filhote-sem-anus

"Caso não seja feito o procedimento, o intestino acaba estourando dentro do animal. Então o Boninho precisava de uma cirurgia de emergência, porque estava com apenas 50 dias, um bebê, e desde que nasceu estava sem defecar. Por isso, a barriga estava tão grande e ele chegou a ter duas paradas cardíacas. Ninguém percebeu antes, porque a mãe do filhote de gato, quando está amamentando, tem o costume de limpar as fezes do gatinho lambendo", diz a assessora.

Como o gato foi levado para atendimento na ONG durante o último fim de semana, a equipe da Vive Bicho o conduziu às pressas, no domingo passado, a um hospital veterinário especializado em gatos, localizado na capital paulista. Logo que o filhote chegou já foi atendido, os especialistas identificaram a necessidade de uma cirurgia de emergência.

"Um veterinário urologista foi chamado para atendê-lo e foi feito raio-x de contraste para ver onde estava tendo a obstrução. Foi uma cirurgia plástica, praticamente, que foi feita nele. E uma veterinária desse hospital acabou se apaixonando pelo Boninho e o adotou. Agora ele está ótimo, ainda não sabe segurar as fezes, mas está conseguindo fazer normalmente e aprendendo aos poucos. Ele foi muito guerreiro, porque no caminho até o hospital já não conseguia abrir os olhos, de tão inchados, além de ter sentido muita dor. Mas o mais importante, é que a vida dele foi salva", destaca Leila.

Boninho sobreviveu após passar por cirurgia de emergência depois de sentir fortes dores — Foto: Divulgação/ONG Viva Bicho

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco