Compartilhe

Fóssil revela tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro que viveu na Amazônia

Por G1    Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020


Fósseis de uma tartaruga do tamanho de um carro foram descobertos no norte da América do Sul. Acredita-se que a espécie Stupendemys geographicus tenha vivido na região entre 13 e 7 milhões de anos atrás.

Os fósseis foram encontrados no deserto de Tatacoa, na Colômbia, e na região de Urumaco, na Venezuela. Os primeiros fósseis da espécie foram descobertos na década de 1970, mas desde então há muitas incógnitas sobre o animal de 4 metros de comprimento.

 

 

A tartaruga, que tinha o tamanho e o peso de um carro sedã, vivia em um imenso pântano no norte da América do Sul, antes da formação dos rios Amazonas e Orinoco.

 

O fóssil mostra que a tartaruga era muito maior que os homens — Foto: PA MEDIA/BBC

O fóssil mostra que a tartaruga era muito maior que os homens — Foto: PA MEDIA/BBC

O macho tinha chifres que apontavam para frente em ambos os lados do casco. E cicatrizes profundas encontradas nos fósseis indicam que estes chifres provavelmente eram usados ​​como lanças para combater adversários.

Os pesquisadores afirmam ter encontrado um casco de 3 metros de comprimento e um osso da mandíbula inferior, que deu a eles mais pistas sobre a alimentação do animal.

Eles acreditam que a tartaruga gigante vivia no fundo de lagos e rios ao lado de crocodilos gigantes — e adotava uma dieta diversificada, à base de pequenos animais, vegetação, frutas e sementes.

Segundo eles, o tamanho avantajado foi crucial para a Stupendemys se defender de outros predadores de grande porte. Um dos fósseis da espécie foi encontrado com um dente de crocodilo gigante cravado nele.

 

Um dos fósseis foi encontrado pelos paleontologistas na região de Urumaco, na Venezuela — Foto: Reuters/BBC

Um dos fósseis foi encontrado pelos paleontologistas na região de Urumaco, na Venezuela — Foto: Reuters/BBC

« Voltar

Curiosidades

NA PARAÍBA

‘Terra dos Dinos’: João Pessoa deve ganhar unidade do ‘Jurassic Park brasileiro’

CURIOSIDADE

Extinções em massa: fenômenos que alteraram ecossistemas podem estar se repetindo

CURIOSIDADE

Terra vai ter o dia mais curto do ano nesta quarta-feira; entenda

DESCOBERTA

Astronauta da Nasa flagra fenômeno luminoso raro durante tempestade vista do espaço

Veja também...

PREJUÍZOS

Empresários se irritam com Eduardo e se afastam do pai

PROGRESSO

Patos atinge 67,47% de crianças alfabetizadas na idade certa e supera metas do MEC

NEGOCIAÇÃO

Flamengo tem interesse na contratação de Taty Castellanos, da Lazio