Compartilhe

Satélite registra instante da erupção do vulcão Mauna Loa, no Havaí; assista

Por O Globo    Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022


A erupção do maior vulcão ativo do mundo, no Havaí, foi capturada em vídeo do espaço, na madrugada desta segunda-feira. Imagens de satélite mostram o exato instante em que Mauna Loa explodiu na Ilha Grande havaiana, expelindo lava e cinzas.

O registro foi feito pelo satélite GOES-West, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, da sigla em inglês), e compartilhado pelo serviço meteorológico americano.

A imagem mostra a explosão e o surgimento de um rastro de fumaça sobre o cume do Mauna Loa. O topo do vulcão fica a 3,9 mil metros acima do nível do mar.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a erupção foi visível de Kona, cidade na costa oeste da ilha principal do arquipélago, a cerca de 72 quilômetros de distância. O fenômeno desencadeou uma série de terremotos de baixa intensidade na principal ilha havaiana.

A erupção começou por volta da meia-noite de domingo e inicialmente estava contida dentro da caldeira, a área côncava no topo do vulcão, mas vulcanologistas disseram nesta segunda-feira que a lava estava saindo de rachaduras nas laterais.

"A erupção do Mauna Loa se moveu do cume para a Zona de Falha do Nordeste, onde vários fluxos de lava estão passando pelas fissuras", disse o levantamento geológico em seu site. O despacho disse que as pessoas que vivem abaixo da zona de erupção não estão sob ameaça por enquanto, mas alertou que o vulcão é volátil.

As autoridades do Havaí não emitiram ordens de retirada, apesar de a área do cume e várias rodovias da região terem sido fechadas. Dois abrigos foram abertos por precaução. Um alerta de queda de cinzas foi emitido e um leve acúmulo de cinzas é esperado em navios em águas oceânicas ao longo do Sudeste da Ilha Grande.

Um dos seis vulcões ativos no arquipélago havaiano, Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, de acordo com o USGS. A erupção mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que atingiram até 6,4 km de Hilo, uma cidade que atualmente abriga cerca de 44 mil pessoas.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco