Compartilhe

TERÇA, 06 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: O paparico do amigo da Baronesa com Nabor e a guerra das cobras em Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 6 de Fevereiro de 2024


FOLIA NO BECO

Por mais um ano, o pré-carnaval da cidade será agitado pela Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas. No dia 08 de fevereiro, a partir das 19hs, na rua Coronel Miguel Sátyro, localizada na região do Largo do Baicora, vai receber foliões para dar o pontapé inicial em uma das maiores festas brasileiras. Organizada pela Fundação Ernani Sátyro, tendo 2006 sua primeira edição, a mostra faz parte do calendário anual de eventos promovidos pela Funes e vem com o objetivo de valorizar e promover a cultura carnavalesca da região.

Carnaval da Funes

Para a festa ficar completa, os organizadores pedem que os foliões venham com seus familiares cheios de alegria. O evento será animado pela Orquestra Amantes da Lira, um grupo reconhecido por sua tradição em carnavais, com repertório composto de antigas marchinhas carnavalescas e músicas autorais.

 

PRÉVIA DE CARNAVAL

Ainda em Patos, a turma da imprensa vai cair no frevo no Bloco "Os Imprensados", organizado pela AISP - Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, que já tem data definida para sair às ruas de Patos. A animação será por conta da Orquestra Edição Extra. “Os Imprensados” irá sair com o tradicional bloco Zé da Trompa, coordenado hoje pelo Tenente Galdino. A festa de Momo, será no dia 09 de fevereiro, com concentração na Praça Edvaldo Mota, às 18h e vai fazer a alegria dos profissionais da comunicação.

Imagem do WhatsApp de 2024-02-13.19.10_edd22f62

 

O PERCURSO

Sairemos da praça seguindo pela Rua Sólon de Lucena, dobrando na catedral na Rua Peregrino Filho, descendo na Rua Galin Assis, seguindo na Rua Tiradentes até a Rua Cel. Miguel Sátiro até o largo do Baicora.

 

DISTORÇÃO NO EXECUTIVO

Diagnóstico sobre a evolução dos salários no serviço público federal, de 1998 a 2022, identificou que, na falta de critérios técnicos e de avaliação de desempenho, as atividades mais tradicionais na elite do Executivo conquistaram ganhos de até 60% acima da inflação, piorando distorções na estrutura funcional. Na média, o aumento é de 40% acima da inflação. No extremo oposto, acumularam perdas os cargos de confiança, conhecidos como DAS (direção e assessoramento superior) de níveis 4 e 6. A retração ficou na faixa de 30%.

capacitacao-e-desenvolvimento-de-servidores-publico

Intitulado “Propostas de Modernização do Sistema de Carreiras do Governo Federal”, o estudo foi encomendado pelo Movimento Pessoas à Frente, dentro da proposta de municiar o Estado com informações sobre como evolui os ganhos de diferentes carreiras quando não há critérios técnicos para os reajustes, como ocorre hoje no Brasil. Há 117 carreiras e 43 grupos de trabalho, com elevado número de tabelas salariais organizadas em diferentes padrões.

 

SONETO DE UMA BRIGA

O governador João Azevêdo (PSB) levou uma invertida do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), neste sábado (3), após vir a público as falas dele no evento do PSB em Campina Grande. No evento, João disse que Campina sepultou pessoas que “achavam mandar na cidade”, talvez fazendo uma referência indireta ao ex-governador Ronaldo Cunha Lima. A fala não passou despercebida por Pedro, que publicou uma poesia chamada ‘Soneto à covardia’. No discurso, João Azevêdo também falou que políticos da cidade usam “versos e prosa” para enganar a população e “esconder a incompetência”. Ele também mirou a gestão Bruno Cunha Lima.

  • Joao-Azevedo-PSB-e-Pedro-Cunha-Lima-PSDB-
  • Soneto à covardia

· Na lição da mais pura covardia
Vem, agora, esse “supersecretário”
Com a memória carregada de calvário,
Atacar a memória da poesia!

· E Campina não se esquece que um dia
Um Poeta, sua crença, um ideário
Dispensando esse seu supersalário
Trabalhava com amor e ousadia.

· E Campina, João, é independente
Não lhe escolhe de maneira consciente
Na vontade sempre livre e soberana

· Mais respeito à história da cidade
Ao descanso dos que estão na eternidade
E se elevam na sua afronta leviana!

Em tréplica, o governador João Azevedo (PSB) deu uma voadora em Pedro Cunha Lima (PSDB) e o chamou de leviano e irresponsável.

 

QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ

Se no passado a cena era considerada impossível, hoje não mais. O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima na companhia do senador Veneziano Vital do Rego juntos caindo na folia em um bloco de Carnaval. Não dá pra fazer apostas mesmo na política. Se antes eram ferrenhos adversários, hoje estão no mesmo bloco em Campina Grande. O de oposição ao governador e aliados do prefeito Bruno Cunha Lima. Cássio até já disse que em 2026 seu compromisso para o senado é com Vené.

Imagem do WhatsApp de 2024 14.23.55_a5fb5445

Quem te viu, quem te vê hein. Em política, a necessidade faz a hora acontecer. Esta é a única verdade.

 

CAINDO NA FARRA

E quem já caiu na folia antecipada, não a de Carnaval, foi o prefeito Nabor Wanderley que num só dia participou de dois aniversários: o do vereador Décio Motos e do amigo empresário Lucinaldo da Day’s Rio. Chamado para cair no forró, não fugiu do pedido da eleitora.

 

PAPARICO DE SOCIALITE

Ao participar de outro aniversário, da estilista Delma Bezerra, o prefeito Nabor Wanderley foi bastante assediado. No entanto, uma cena chamou bastante atenção no mundo da política. O colunista Carlos Estavam e seu parceiro de negócios, Jefferson Saldanha, amicíssimos da Baronesa Priscilla Lima, não deixaram passar em branco e fizeram um verdadeiro book ao lado do prefeito num paparico só. O que será que a baronesa irá dizer quando ver que o amigo anda paparicando seu maior desafeto hoje na cidade?

Imagem do WhatsApp de 2024-) 14.22.38_deda9541

 

SEM REINADO

E por falar na baronesa Priscilla Lima, pelo visto, esta terá grandes dificuldades para emplacar seu nome como cabeça de chapa, pois vem sofrendo resistência dentro do grupo de oposição.

Baronesa e Ramonilson

Em um grupo de rede social de oposicionistas de Patos, o empresário Brother Construtor ao ser questionado se Ramonilson Alves seria um bom vice para baronesa, ele que é um dos militantes da oposição, disse que o cargo de prefeito para Ramonilson ainda era muito pouco, numa clara rejeição ao nome da baronesa como cabeça de chapa.

 

GUERRA VERMELHA

O que resta ainda do MDB de Patos está prestes a desaparecer ou mesmo minguar após o anúncio da filiação da Baronesa ao partido. Um antigo filiado enviou um áudio ao senador Veneziano Vital, presidente estadual da legenda, dizendo que não votará mais nele diante da nova filiada. Ocorre que mesmo os Mottas saindo do partido em Patos, muitos foram os emedebistas tradicionais que preferiam ficar na legenda mesmo votando no Grupo Motta. Com a ida do partido para oposição a Nabor, filiados aliados do prefeito se revoltaram e vão deixar a legenda.

venezianovital

O que restará então do MDB desse jeito? O partido já estava minguado.

 

FAMÍLIA GAYOSO DE VOLTA

Em Santa Terezinha, o ex-prefeito José Afonso Gayoso está mesmo disposto a voltar a política, após anos impedido por ser ficha suja, e enfrentar do atual prefeito Arimateia Camboim que não anda bem das pernas por lá. Vai colocar o ex-prefeito Ruy como seu vice e partir para o front sem medo. Disse que vai retomar a prefeitura custe o que custar.

thumb (6)

Pelo visto, o filho do velho Gayoso não quer deixar morrer a tradição da família na política.

 

TUDO DEFINIDO

Lá em Condado, o grupo de Antônio de Pádua até esperava que fosse apoiado pelo deputado Hugo Motta, mas este está fechado com o ex-prefeito Caio Paixão (Republicanos), que administrou a cidade em dois mandatos, entre 2013 e 2020, e será o cabeça de chapa tendo como vice o ex-presidente da Câmara de Condado e agora vereador, em seu terceiro mandato, Juninho Santos.

af730a7ad77ae6088231723058015aac

Com a chapa da situação de Condado definida, resta agora a oposição definir entre os ex-prefeitos Antônio de Pádua ou Junior Lima. Historicamente, este grupo sempre foi apoiado pela deputada Francisca Motta. E agora, de quem receberá o apoio?

 

MUDANÇAS NO VALE

presidente camara varzea

Em contato com a nossa Coluna, o presidente da Câmara Municipal da cidade de Várzea, vereador Charles Freire, falou da alegria do convite recebido pelo vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo que também preside o MDB na Paraíba, para comandar o MDB na cidade. Charles Freire que atualmente está no União Brasil, revelou que sua ida para os quadros emedebistas, foi de comum acordo entre os senadores Veneziano e Efraim Filho, que preside o União Brasil no Estado, numa articulação para fortalecimento da sigla visando as eleições municipais deste ano.

 

JANELA DA TRAIRAGEM

6570def367204_emano_araujo_dez_23_2

Na dança dos partidos, o Republicanos de Patos deve ganhar mais três vereadores: Tide Eduardo, Ferré Maxixe e Décio Motos. Emano não foi bem aceito pelo grupo e não ingressará mais na legenda, buscando lugar no Chapão da Verdade com os partidos PP e PSD. Pelo menos 12 vereadores que fazem parte da atual composição da Câmara Municipal de Patos devem mudar de partido na janela partidária que começa no dia 7 de março indo até 5 de abril.

 

COBRA COMENDO COBRA

baixados (1)

Na busca por reeleição em Patos, vale tudo. Dos 17 vereadores da Câmara, 12 estão no primeiro mandato e buscarão reeleição (70,58%). O problema é por onde, já que muitos estão encontrando dificuldade de filiação em um partido já que os próprios colegas como medo do seu potencial, têm feito de tudo para que tais não ingressem em algumas legendas. A briga nos bastidores afeta tanto partidos da situação como de oposição.

É cobra comendo cobra. Salve-se quem puder.

« Voltar