Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A decadência do MDB de Patos e as traições na política

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quarta-Feira, 31 de Janeiro de 2024


QUEM TRAI MAIS?

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) rebateu a tese do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos) sobre a possibilidade de uma traição de sua família ao governador João Azevêdo (PSB). Em entrevista nesta segunda-feira (29), a parlamentar endureceu o discurso contra Galdino. Daniella Ribeiro insinuou que Galdino teria histórico de traição. “Eu só sentaria Adriano, para conversar com você, se eu fosse traidora de Ricardo Marcelo, como eu não era, não sentei com você porque minha vida é essa, é correta, se eu desse aquela sentadinha e tivesse dito: posso conversar com você, o que era que eu estava dizendo? Ele [Adriano] que teve essa experiência comigo, é quem mais deveria dizer que sou confiável”, disparou a senadora.

adriano-galdino-e1606307484291

Adriano Galdino demonstrou, no mês passado, em entrevista ao mesmo programa, um sentimento de desconfiança com relação a família Ribeiro – comandante do PP. O parlamentar cogitou uma reviravolta na aliança do governador João Azevêdo com os progressistas, caso Lucas Ribeiro não seja indicado como seu sucessor, nas Eleições 2026. Para Galdino, há possibilidades de uma reviravolta com João Azevêdo longe da cadeira de governador.

VOO ALTO

Na coluna anterior falávamos do prestígio do deputado Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara Federal, com ministros e o presidente Lula. Nesta terça-feira (30), mais uma demonstração. Veio a Paraíba no mesmo voo dos ministros Jader Filho e Wellington Dias, além do presidente da CEF, Carlos Vieira. Ao chegar ao estado, ele teve o governador João Azevêdo ao seu lado.

unnamed (77)

O fato é que o jovem deputado federal anda com musculatura para dentro e fora do Estado capaz de surpreender mesmo num tempo em que a Paraíba registra performance de diversos políticos, vide senador Veneziano, vice-presidente do Senado, senadora Daniella Ribeiro, senador Efraim Filho, deputado Aguinaldo Ribeiro, deputado federal Gervásio Maia – todos em evidência, mas nenhum sem afetar a realidade de Hugo Motta.

VOO LONGE

Se em um avião vieram Hugo Motta e os ministros, ao chegar a Paraíba, o que nem todo mundo sabe, outra cena política chamou a atenção: o governador João Azevêdo chamou para ida de avião a Patos, o senador Veneziano Vital, vice-presidente do Senado Federal para solenidade com ministros e o deputado federal Hugo Motta, enquanto na véspera a senadora Daniella Ribeiro simplesmente implodiu unidade da oposição em Campina lançando candidatura própria do PSD.

WhatsApp Image 2024-01-30 at 14.52.16

Enquanto a senadora construía candidatura própria de seu partido, o PSD, o governador e o senador foram e voltaram no mesmo avião até Patos. Deus sabe o que conversaram.

NOVO CENÁRIO

Talvez seja por isso que ontem surgiram previsões de formação de uma chapa até pouco provável, mas não impossível: Hugo – governador com João e Vené para o Senado. O vice-governador Lucas Ribeiro sairia sozinho para uma provável candidatura a reeleição já que sua mãe anda cavando a cova do grupo.

CARTA FORA DO BARALHO

Após se encontrar com o ex-juiz Ramonilson Alves, a baronesa Priscilla Lima resolveu se reunir com outras lideranças de peso. Encontrou-se com o pré-candidato a prefeito de Patos, Sílvio Soares, que já o conhece após dar de presente um passeio de lancha feito com seu irmão Cicinho Lima quando este ainda era aliado.

Imagem do WhatsApp ) 12.51.36_abc3ff62

A baronesa até tentou convencê-lo de outra empreitada, mas Sílvio foi enfático ao dizer que Ramonilson é carta fora do baralho. Sílvio então propôs uma dobradinha entre ele e a baronesa.

MDB DE CARA NOVA

E coube ao senador Veneziano Vital do Rego a confirmação de que a Baronesa Priscilla Lima vai se filiar ao seu partido MDB, aqui em Patos. Analisando bem as novas figuras da legenda, nada a ver com o perfil de antigos filiados que construíram o MDB de Patos e o fizeram grande na sua essência quando por muitos anos dominou a política local.

Baronesa

Será que estas novas figuras têm capacidade para soerguer o partido que está minguado na cidade a partir da saída do Grupo Motta?

NA CRISTA DA ONDA

O prefeito Nabor Wanderley ainda goza de boa popularidade justamente em um ano crucial para os seus intentos políticos. Segundo última pesquisa do Instituto IPOP, ele tem boa aceitação da população assim como aprovação pelo seu jeito de governar. Surfa na crista da onda e chega bem cotado para reeleição.

pesquisa patos

pesquisa patos 2

BRIGA BOA

A briga entre partidos na Paraíba continua grande para ver quem filia mais prefeitos. E numa briga particular, destacam-se o Republicanos e MDB que hoje têm o mesmo número de gestores e que vem brigando filiação a filiação. O vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba, filiou nesta segunda-feira (29), na sede estadual do partido, em João Pessoa, o prefeito Tiago Lisboa, do município de Capim.

WhatsApp Image 2024-01-29 at 11.57.05

Com mais esse reforço, o partido alcança, neste início de 2024, 30 prefeitos e prefeitas filiados aos seus quadros. Como presidente estadual da legenda na Paraíba, Veneziano tem conseguido importantes reforços aos quadros da sigla.

O MAU POLÍTICO

O site Metrópoles trouxe uma revelação de um aliado de Bolsonaro que vazou tal áudio afirmando o que talvez todo bolsonarista saiba, mas muitos não tem coragem de dizer por serem seres exatamente semelhantes.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

MUDANÇAS NO GOVERNO

Dois secretários já são certos de saída do governo Nabor até o mês de abril: Ferré Maxixe (Agricultura) e Josimar Barbosa (Serviços Públicos). Os dois vão disputar novamente a vereança pelo Republicanos. Apesar de não confirmar mais mexidas, o prefeito Nabor Wanderley anda pensando em aproveitar a ocasião para promover mais mexidas antes das eleições.

UMA CIDADE SEM TRANSPORTE

Um problema grave que nenhum gestor de Patos conseguiu resolver é o de transporte coletivo. E agora com a inauguração do residencial São Judas Tadeu I e II a situação das quase 4 mil pessoas que lá residirão vai complicar. Um bairro longe de tudo e sem transporte coletivo com preço mais acessível a vida vai ficar dura. Quem vai suportar ter de pagar todos os dias viagens e mais viagens de mototáxi (caríssimo na cidade), aplicativo ou mesmo táxi?

Sao Judas Tadeu 1

Só que para trazer transporte coletivo e novo para cidade só com um reordenamento de todo o sistema de transporte diminuindo o número de todos eles para que sobre usuários e a concorrência fique mais leal. Senão, nem pensar empresa de ônibus na cidade para ter prejuízos. Este foi o maior problema. Sem usuário não tem mais ônibus e os usuários reclamam que o transporte demora demais e assim não adere ao sistema.

Quem sofre é a cidade que não tem transporte mais barato.

CANTANDO DE GALO

Tem vereador de Patos na intenção de ingressar no Republicanos e mesmo antes já canta de galo bom de briga. Tem dito e repetido que não teme concorrer com os peixes grandes do partido. “Estou pronto e não tenho medo de nenhum”, disse um deles.

Pelo visto, deve ter muito serviço prestado ou está apostando em outra coisa mesmo.

PRONTO PRO EMBATE

Imagem do WhatsApp de 24.59.30_9c2a84b3

Em contato com a coluna, o médico Jucélio Pereira se mostrou animado com a pré-candidatura a prefeito de Mãe D´água. Disse que depois de anos relutando, está pronto para dar uma pausa na carreira médica e se dedicar mais a política e ao povo da cidade. Conta com o apoio do atual prefeito Francisco Cirino que foi apoiado por ele na eleição anterior. Inclusive, tem se reunido frequentemente com o deputado Hugo Motta em busca de conselhos.

NOVA ONDA NO VALE

Lideranças políticas de oposição do município de Várzea, no Vale do Sabugí, se reuniram nesta terça-feira (30) com o deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, para traçar planos para as eleições vindouras. Também esteve presente o deputado estadual Alexandre de Zezé. Ficou decidido que todo o grupo da oposição do município vai migrar para legenda e apoiará o nome de Paulo de Justo para prefeito. O Republicanos vem no arrasto total em Várzea e deverá ganhar novos vereadores, ficando com maioria na Câmara de Vereadores.

Imagem do WhatsApp de 2024-0 14.05.33_5278a02d

Pelo visto, a oposição agora está com tudo para acabar com o reinado de Toninho. É a nova onda do Vale.

« Voltar