Acontecerá de 27 a 28 de maio, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aqui do município de Patos. O tema a ser abordado pela Conferência Nacional será o mesmo tema debatido na Capital do Sertão: “Envelhecimento multicultural e democracia, urgência por equidade, direitos e participação”.
De acordo com Maria Joseny, presidente do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa de Patos, membros da sociedade civil organizada já estão há alguns meses trabalhando nessa perspectiva para que possa ter uma conferência organizada e com bons frutos para todos os idosos.
“Que a gente possa fazer valer aquilo que diz o tema, as urgências por equidade, direitos e participação. A Conferência Nacional, a sexta, este ano, está trabalhando cinco eixos. Esses cinco eixos também serão trabalhados aqui em nossa quinta conferência”, disse a presidente.
Os eixos a serem debatidos serão: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento das políticas públicas para a proteção à vida, à saúde, ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
Além do mais, outros dois eixos serão discutidos: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
Segundo Joseny, a intenção é atuar nesta conferência como pessoas que cuidam da qualidade de vida e dos direitos da pessoa idosa como salvaguardas e queremos que as pessoas idosas sejam protagonistas desse processo.
Ela convoca toda a sociedade para esta discussão tais como entidades, todos os serviços, todos os aparelhos do município que atuam na linha da qualidade de vida e dos direitos da pessoa idosa.
“Nós teremos um número de participantes de 120 pessoas, de todas essas entidades estão sendo convidadas, estão sendo convocadas. Todos os conselhos do nosso município, enfim, nós queremos fazer um bonito momento porque quem ganha com isso as pessoas idosas e o município de Patos”, completou ela.