Compartilhe

SEXTA, 27 - VOCÊ NÃO PODE PERDER - O palerma no Planalto e a cara de pau de Efraim

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023


O DOUTOR REAPARECEU

Caiu no colo do deputado Federal Damião Feliciano (União Brasil) a nova liderança da bancada da Paraíba no Congresso Nacional. A informação foi confirmada pelo deputado Ruy Carneiro (PSC). Ruy declarou que Damião Feliciano conseguiu a unificação da bancada paraibana. “Começou a pegar as assinaturas e é um nome já acertado para o cargo… todos os deputados assinaram. O meu compromisso era, inicialmente, com o coordenador da bancada fosse Veneziano. Damião colheu as assinaturas, já tinha a maioria, e ele é um grande político com vários mandatos e muita experiência, além de uma ótima relação com o governo”, disse.

damiao

Damião está no seu 7º mandato e ocupará o lugar que estava com Efraim Filho (União Brasil) e quase passou o sexto no ostracismo total sem ter visibilidade nenhuma. Talvez agora ele dê o ar da graça e reapareça.

CARA DE PAU

A cara de pau de certos políticos beira a insensatez. Agora, depois de quatro anos calado e sem reclamar desta medida nefasta dos exs-presidentes Temer e Bolsonaro, seus aliados, aparece o senador Efraim Filho (União) criticando o aumento de preço da gasolina, anunciado nesta terça-feira (24) pela Petrobras. De acordo com o parlamentar, o mesmo problema do governo de Jair Bolsonaro (PL) continua na gestão do presidente Lula (PT), com a conta sendo paga pelo “povo brasileiro”.

BAÍA-DA-TRAIÇÃO-682x1024

“Esse é um tema que é da vida real do povo brasileiro. Entra governo e sai governo e quem paga essa conta do aumento dos combustíveis é o povo brasileiro, que viu isso acontecer no ano passado e voltar acontecer agora esse ano”, disse.

Interessante que ele só se lembrou de reclamar e criticar agora. O senador deve acreditar que todo brasileiro é ruim de memória.

TRÂNSITO LIVRE

Apesar de estar no campo do em cima do muro, ou seja, com postura de independência, o deputado Hugo Motta parece estar com o mesmo trânsito livre nos ministérios, agora no Governo Lula. É que ele esteve no Ministério de Portos e Aeroportos em audiência com o Ministro Márci0 França, que inclusive é adversário do governador Tarcízio Freitas de São Paulo, partido de Hugo, solicitando o início das obras do Aeroporto de Patos.
Imagem do WhatsApp de 2023-01-26 10.24.28
“É um sonho do povo sertanejo que desde o nosso primeiro mandato estamos lutando. O ministro nos garantiu total celeridade, e o coloquei em linha com o governador
@joaoazevedolins, que também reforçou o apelo. Espero que as obras se iniciem rápido para que Patos possa ser porta de entrada e saída do sertão paraibano para as principais cidades do país”, disse o parlamentar.

Quem sabe agora no Governo Lula, que tem mais compromisso com o desenvolvimento regional, a obra saia do papel. Muitos nem acreditam mais.

MIGRANDO PARA BASE

Pelo que apurou a coluna, é só questão de tempo para o Republicanos migrar de vez para base do presidente Lula. O partido embora pareça unido na sua independência, têm parlamentares que dizem abertamente que são da base do governo como o deputado Federal Wilson Santiago. A coluna sondou que o partido espera apenas uma convocação do Palácio do Planalto para uma conversa e acertar os ponteiros (leia-se cargos). Não querem eles, os azuis, tomar a iniciativa de procurar o governo. Como este ainda não o fez, vão cozinhando o galo.

A informação é que o Republicanos assiste como será a relação entre o Palácio e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que inclusive já teve encontro com Lula, para tomar uma decisão definitiva.


TRÂNSITO PERIGOSO

Há tempos tenho dito e defendido a necessidade de implantação em Patos de equipamentos mais modernos que possam coibir alta velocidade dos veículos. Existem ruas em Patos que os motoristas ignoram tudo e andam sempre em alta velocidade. Em João Pessoa, por exemplo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de (Semob-JP) concluiu, nesta semana, a instalação de novos radares medidores de velocidade em mais 19 pontos da cidade.

IMG-20230125-WA0131-768x1024

Já falamos a STTrans da necessidade desta implantação e o superintendente Elucinaldo Laurindo nos garantiu que a ideia já estava sendo estudada. Vamos aguardar!

NOVIDADES NA CÂMARA

Imagem do WhatsApp de 2023-01-26(s) 08.48.16

A Câmara de Patos retoma atividades na terça-feira, dia 07 de fevereiro, com algumas novidades. Além da presença do prefeito com a lida da sua mensagem, haverá a inauguração das salas do anexo e do busto do deputado Edivaldo Mota. “Também reformamos os gabinetes, banheiros, faixada e todo o piso da casa”, informou a presidente Tide Eduardo (UB). Além do prefeito Nabor, participam da sessão de reabertura dos trabalhos legislativos a deputada Francisca Motta, viúva de Edivaldo, e demais familiares do ex-deputado federal de Patos.

TRABALHO DE MENOS

Tem secretário de Nabor que aproveitou o mês de janeiro para tirar folgas além do permitido. Ao invés de viajar somente nos finais de semana quando não tem expediente, trabalha até a quinta-feira, viaja na sexta-feira, e só está voltando na segunda-feira. Quando chega neste dia, já não tem mais expediente. Ou seja, só trabalha de terça a quinta.

sombra-e-agua-de-coco

Só querem ser os deputados. Não custa lembrar que secretário não tem direito a férias. Tem que se rebolar apenas nos finais de semana mesmo para descansar. E quando dá né.

DOCE ENCONTRO

O escritor e ilustrador patoense Junior Misaki, jovem talento que vem sendo cada vez mais reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho brilhante, dias atrás realizou um sonho de infância de conhecer a apresentadora Mariane Dombrova.  Ícone da cultura pop do universo infantil, nos anos 90, a cantora se encontrou com Misaki na capital paulista. Ela vem lhe referenciando em suas redes sociais, com a contação de suas histórias infantojuvenis.

Imagem do WhatsApp de 2023-01-22 a(s) 16.32.15

Mariane Dombrova já realizou a contação de duas histórias do escritor e ilustrador paraibano Junior Misaki, como “O Mágico do Seridó” e “O Gato Juan”, obras que tem sido lidas em diversos centros educacionais pela Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, e que nos próximos meses também fará a contação de seus outros livros no Youtube.

TÁ COM MEDO

Na sessão ordinária de ontem, os deputados estaduais aprovaram as contas referente aos anos de 2016 até 2020 dos governadores João Azevêdo e Ricardo Coutinho, reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com base na contratação de servidores denominados ‘codificados’ por parte do Estado. Com medo da rebordosa, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, afirmou que a aprovação das contas obedeceram “as quatro linhas da Constituição” e que, por isso, não teme retaliação da Corte.

adriano-galdino (2)

“O nosso relacionamento com o Tribunal de Contas é o melhor possível. O Tribunal tem seu papel e seu trabalho constitucional e a Casa de Epitácio Pessoa também tem o seu. Tudo dentro das quatro linhas da Constituição Estadual e Federal. Então, cada um de nós tem a sua autonomia para agir dentro da lei e do nosso ordenamento jurídico vigente”, disse Adriano.

Será que o TCE-PB tem mesmo tanta moral para cobrar algo se ele mesmo no passado aprovou contas de outros governadores tendo eles feito a mesma coisa? Contratado codificados.

PALERMA NO PLANALTO

Uma pessoa aparlermada, frágil, hipossuficiente e que vive em um universo paralelo. Essa é a imagem que fica de Jair Bolsonaro para quem lê as declarações dadas pelo líder do seu partido, o PL, Valdemar da Costa Neto, à repórter Jussara Soares, no jornal, O Globo, desta sexta (27). Ao justificar o longo silêncio do ex-presidente diante dos pedidos de autogolpe que vinham de seus seguidores, Valdemar descreveu Jair como uma criança que precisa ser tutelada, uma criança que fica em choque com uma má notícia.

sasasasasasasa

"Isso pode ter sido um erro meu, dos políticos, que não o preparamos para uma possível derrota", diz.

A MINUTA DO GOLPE

Sobre a minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, preso por ordem do STF por omissão diante do ataque golpista às sedes dos Três Poderes, no dia 8, Valdemar da Costa Neto disse que elas surgiram aos montes após a eleição.

"Como o pessoal acha que ele é muito valente, meio alterado, meio louco, achava que ele podia dar o golpe. Ele não fez isso porque não viu maneira de fazer", diz.

« Voltar