Compartilhe

SEGUNDA, 15 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: o ataque de bolsonaristas a Josmá e a panela de pressão na oposição

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024


EMERGÊNCIA

O número de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Patos está fora do ar. Conforme verificou o Portal 40 Graus, a causa da falha está em problemas técnicos apresentados por conta do furto de cabos e fiação elétrica fornecida ao serviço. Enquanto o 192 continua sem funcionar, o Samu colocou à disposição o número (83) 99916 2475 para quem precisar acionar a emergência.

Imagem do WhatsApp de 202 17.16.56_e778de92

O PÉ DE GELADEIRA

A vitória do Sousa no Campeonato Paraibano 2024 em cima do Botafogo da Paraíba, neste sábado (13), acabou virando ‘caso de política’. A zoeira com o Belo começou antes mesmo da derrota, ontem, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro vestiu a camisa do time. Opositores de Bolsonaro passaram a cravar que a vitória do Sousa era certa e virou alvo de muita gozação na internet. Uma delas veio do ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Tudo isso porque em recepção com aliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o pré-candidato Marcelo Queiroga (ex-ministro da saúde do governo de Bolsonaro) ganharam camisas do Botafogo-PB.

Até o governador João Azevêdo, que também é torcedor do Belo, entrou na brincadeira. Logo após a derrota, ele avaliou como “bem provável” que o seu time do coração tenha perdido por causa de Bolsonaro. Para aumentar ainda mais a polarização, a ‘cereja do bolo’ é o fato do presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, ter se filiado ao PT com planos de concorrer a vice-prefeito nas eleições deste ano. Bolsonaro vestiu ano passado a camisa que ganhou do Sousa e o Dinossauro acabou perdendo para o Treze nos pênaltis naquela final.

Imagem do WhatsApp de 2024- 19.09.54_f70a00e1

Embora sempre seja visto com camisas de diversos times, Bolsonaro é torcedor confesso do Palmeiras. Mas já é conhecido por todos por ser Pé de Geladeira. O histórico é vasto.

A CANDIDATA É ELA

Ao que tudo indica, o lado direito da oposição em Patos se prepara mesmo para lançar o nome da baronesa Priscila Lima como pré-candidata a prefeita. Todas as movimentações corroboram para isso. Os holofotes, as atenções e aparições são todas concentradas nela. Nestes dias, Ramonilson Alves mal apareceu dando a entender que vai se contentar com a vice mesmo. Falta a ele fôlego de cifras, o que acaba o pressionando para que fique no seu devido lugar. Como saiu muito enfraquecido das eleições de 2022, com uma votação pífia para deputado, não tem hoje apoio nem musculatura política, além de grana, para brigar pela cabeça de chapa.

Priscilla-e-Ramonilson

Quem no passado cantava de galo com um dos principais nomes da oposição, hoje mal consegue aparecer até. Vai ter que se contentar em ser um mero coadjuvante mesmo.

A DECADÊNCIA FATAL

Se confirmando mesmo que Ramonilson será vice e não cabeça nestas eleições, para muitos é a sua atestação que não tem musculatura para ser um dos principais nomes da política patoense. De 2020 para cá, só derrotas. E o pior, enfraqueceu-se politicamente a ponto de poucas lideranças ainda apostarem que no futuro ele terá força para brigar por algo.

Ramonilson-Alves

Perdendo as eleições neste ano, a situação só tende a complicar mais ainda. Mesmo com os mais de 20 mil votos em 2020, não conseguiu se colocar como força política e o que se vê é um pseudo político tentando sobreviver.

A PANELA DE PRESSÃO

Não se sabe se foi coincidência ou não, mas a baronesa Priscila Lima teve que cancelar duas entrevistas nesta semana que passou por conta que passou mal. A pressão em sua cabeça não deve estar pequena. Para quem não tem traquejo com microfone, muito menos com política, a tarefa fica mais complicada ainda. Uma das entrevistas seria na Rádio Espinharas onde o jornalista anunciou que tudo foi de água abaixo devido o ocorrido. Já na TV Sol, o entrevistador até que começou, mas ao ver que ela passava mal, foi obrigado a encerrar a entrevista antes mesmo de iniciar.

priscila lima

Se antes da campanha já está assim, será mesmo que ela aguentar uma longa jornada eleitoral?

O MAURA VOLTOU

Quem está de volta à cena política patoense é o advogado Maurício Alves que fechou parceria política com a baronesa Priscila Lima. Deve a partir de agora dividir suas atenções para as duas capitais. Radicado hoje em João Pessoa onde mantém negócios, Maura não esquece a sua terra por adoção e estará sendo, sem dúvidas, um dos principais nomes em articulação nessa campanha.

Maura

Maurício hoje é da cozinha de Veneziano Vital com quem goza de grande amizade da sua terra Campina Grande. Trocam figurinhas praticamente todos os dias.

O ATAQUE FRONTAL

O vereador Josmá Oliveira (MDB) anda colhendo os frutos podres de suas escolhas. Desde que mudou para um partido da base do presidente Lula (MDB), deixando a entender que abandonou o bolsonarismo, não tem tido sossego justamente por parte de seus antigos aliados que não o perdoam. Em um grupo bolsonarista de WhatsApp, ele sofreu represálias por parte de bolsonaristas que o chamaram de melancia. Verde por fora e vermelho por dentro.

Imagem do WhatsApp de 2024-04-9.40.56_5d25a903

Imagem do WhatsApp de 2024-04-119.35.28_bf2959e7

Imagem do WhatsApp de 2024-04-19.26.57_1d0d8819

Imagem do WhatsApp de 202419.34.35_2497f9b3

Em outro trecho, os ataques aumentam e a rejeição a seu nome já fica bastante evidente entre os bolsonaristas.

VALE À PENA PENSAR

CONTAS DE PARTIDOS

Os partidos já começam a fazer contas em torno das eleições municipais em Patos. Algumas destas até mirabolantes, mas acreditam que deverão eleger um número considerável de candidatos. No entanto, a conta não fecha. São 17 vagas apenas e muitos não terão chapa forte para eleger nenhum vereador.

REDE ARMADA

Em contato com a coluna, um vereador do Rede Sustentabilidade afirmou que o partido terá condições de devolver os dois mandatos hoje da legenda caso eles tenham uma votação para completar com os votos dos demais. A conta é simples, se os dois atingirem a casa dos 3 mil votos, o restante teria que atingir o mesmo para que as duas vagas entejam garantidas. Lá estão Davi Maia e Emano Araújo.

Possível é, mas não será tarefa fácil.

FORA DO PÁREO

O-lider-Hugo-Motta-apresenta-relatorio-na-Comissao-que-analisa-a-PEC-dos-Precatorios

O deputado federal Hugo Mota, líder na Câmara Federal pelo Republicanos, revelou em contato com este colunista que inexiste a hipótese dele disputar a presidência da Câmara Federal por apoio incondicional ao presidente Marcos Pereira “Ligamos para Lauro Jardim, responsável pelo vazamento, explicando que inexiste essa hipótese em integral lealdade ao presidente Marcos Pereira a quem devemos estarmos em três mandatos como lidere na Câmara”.

ROMERO CANDIDATÍSSIMO

Romero-Rodrigues-Murilo-Galdino-e-Hugo-Motta

Hugo Mota assegurou que dispõe de informações seguras de que o deputado federal Romero Rodrigues será candidato a prefeito de Campina Grande com chances reais de vitória. Hugo Motta ainda nos confirmou: “agora é pra valer: Romero Rodrigues será candidato a prefeito em Campina Grande”. Ele deixou claro de início: “não queira saber nada de 2026 porque não discutiremos nada nessa direção enquanto não concluir a sucessão em 2024”.

OS INTENTOS AZUIS

Hugo Motta nos revelou que o Republicanos estará disputando cem prefeituras em 2024 nos diversos municípios. Na verdade, terá candidatos em mais de 100 cidades com boas perspectivas. Isso implica em crescimento do partido, segundo sua avaliação.

A intenção é mesmo chegar muito forte em 2026. Vai brigar pelo governo? A pressão será inevitável. Caso o partido saia muito fortalecido dessas eleições, será cobrado a lançar nome na chapa majoritária.

O EXÍMIO BABÃO

Como pode alguém que tem uma omportância tão grande para vida eclesiástica paraibana e de um respeito ímpar pelo que faz na Cidade Viva, pode se rebaixar tanto para um zé ninguém? Após a repercussão da “bronca” que o ex-presidente Jair Bolsonaro deu em seus aliados no desembarque, o pastor Sérgio Queiroz saiu em sua defesa. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12) na Assembleia Legislativa, o pastor disse que faria a mesma coisa se estivesse na posição do aliado. O aeroporto Castro Pinto realizou o protocolo de vetar a permanência dos aliados do ex-presidente do saguão, orientando que os mesmos esperassem na porta lateral. Sérgio disse que Bolsonaro estaria alertando as pessoas que estavam “tirando” a liberdade delas de ir e vir. O pastor também ressaltou que faria a mesma coisa no lugar do ex-presidente.

sergio-queiroz-e1645205504257

Transformou num reles babão. Apoiar cenas grotescas protagonizadas pelo ex-presidente é se assemelhar a ele. Ninguém gostaria de ser humilhado em público, ainda mais quando os humilhados hoje tem mais patente do que um ex-presidente inoperante.

O PASTELÃO

Para completar a série de barbeiragens que se transformou a visita de Bolsonaro na Paraíba, o pastor Sérgio Queiroz não aceitou ser anunciado como pré-candidato a vice-prefeito do ex-ministro Marcelo Queiroga, no evento promovido pelo PL na noite desta sexta-feira (14), em uma casa de shows em João Pessoa. “Adiamos o anúncio de como o Novo vai participar dessa próxima campanha eleitoral. Adiamos por mais uns dias para que possamos tomar uma decisão final. Vamos ter que aguardar um pouquinho”, se limitou a dizer Queiroz, em postagem nas redes sociais, ao lado de outros dirigentes do Novo.

IMG-20240412-WA0042

O adiamento frustrou os militantes conservadores que haviam preparado uma festa para o anúncio. No local, foram instalados painéis com a foto dos dois e, durante o evento, a militância conservadora entoaram o slogan ‘Quero-quero’, fazendo referência a chapa que esperavam que fosse anunciada por Bolsonaro, como havia sido prometido por Queiroga no dia da oficialização da aliança PL-Novo.

A pastelaria ficou completa.

E O GALO?

galo-depenado-sem-penas-picado-engraçado-202219570

Depenaram tanto o galo do PSD de Patos que o partido nem chapa vai mais lançar. Esvaziamento total. Maioria migrou para o Rede Sustentabilidade. Daqueles quatro vereadores que ingressariam na legenda, só restou a lembrança. Gustavo Ramos está até agora sem saber o que aconteceu com a sua legenda.

qazxs

Esse aí ficou em frangalhos.

FORÇA FEMININA

O Grupo de Nael Rosa em Malta resolveu inovar. Vai com tudo com a força feminina na figura de Ana Peixoto que é esposa do ex-prefeito Nael Rosa e ex-secretária de Ação Social. Será uma das eleições mais fáceis para o grupo em Malta.

414701766_2938867362916058_1793602120079048536_n

NOVOS ESQUERDISTAS

Apesar da dupla filiação do casal Érico Djan e Germana Wanderley ao PDT, ela preferiu ficar de fora da disputa pela vereança ao não se afastar do cargo de secretária de Cultura de Patos. Já Érico, fará o mesmo caminho. Cuida da sua carreira médica e apenas entrará na campanha em tempo hábil para apoiar o prefeito Nabor Wanderley.

Imagem do WhatsApp de 2024-00.59.51_238e07b8

A única questão em tela foi o partido para onde os dois foram. Um partido de esquerda cuja ideologia nunca fez parte do casal 20. Que contribuição eles darão para o crescimento do partido?

 

 

« Voltar