Compartilhe

SEGUNDA, 08 - VOCÊ NÃO PODE PERDER – Os candidatos aventureiros de Patos e o corporativismo na Câmara

Por Vicente Conserva 40 Graus    Segunda-Feira, 8 de Agosto de 2022


RECORDE DE POSTULANTES

Passado o período de convenções partidárias e homologações de candidaturas, Patos terá um recorde de postulantes a vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal nestas eleições a julgar pelo número de candidatos homologados em atas dos partidos. Caso nenhuma candidatura seja impugnada, serão 8 candidatos a deputados federais, um recorde, e ainda mais oito candidatos a vagas na Assembleia Legislativa, outro recorde também jamais visto de postulantes considerados da terra de Major Miguel. Eis a relação colhida pela nossa coluna nas atas dos partidos.

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL PATOS

Hugo Motta - Republicanos

Lenildo Morais - PT

Jamerson Ferreira - PSC

Assis vereador - MDB

Maurício Alves - Solidariedade

Ilmara Morais - PL

Josivan Antero - UP

Gustavo Ramos - PP

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL PATOS

Francisca Motta - Republicanos

Ramonilson Alves - PSDB

Germana Wanderley - Solidariedade

Josmar Oliveira - PL

Cicinho Lima - PL

Ana Célia - PT

José Vieirinha - DC

Bertrand Freire – MDB

Veja o nosso comentário sobre o assunto.

 

 

APARIÇÃO DE ODIR

Quem deu o ar da graça na última semana foi o ex-prefeito de Catingueira, Dr. Odir Borges (Republicanos), que juntamente com vereadores do município declararam, na quinta-feira (4), apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). O anúncio aconteceu após reunião com o chefe do Executivo estadual e contou com a presença da ex-prefeita de Patos e pré-candidata a deputada estadual, Chica Motta (Republicanos), que articulou a adesão das lideranças ao projeto socialista. “Eu tenho plena certeza da reeleição do governador, que continuará trabalhando pela Paraíba. Viemos justamente dizer e reforçar que estamos com João, ao lado dos nossos vereadores, inclusive, o presidente da Câmara, que também está com João”, afirmou Dr. Odir.

IMG-20220805-WA0035-750x375

Também estiveram presentes os vereadores Shirleuda Pires (Republicanos), Leoberto Marques (Republicanos), Aelson Leite (Republicanos) e Sueldo Campos (Republicanos).

DEU TUDO ERRADO

Com a saída de Pollyana Dutra para uma postulação ao Senado e não mais para Assembleia Legislativa, estava tudo acertado para o seu esposo, Barão, ex-prefeito de Brejo do Cruz, ser seu substituto na luta por uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa. Ocorre que todos os planos deram errado e Barão ficou sem legenda pois não teve a candidatura para a Assembleia homologada pelo PL. O ex-prefeito tinha desistido de disputar um cargo eletivo em 2022, mas após a confirmação da candidatura de Pollyana, como companheira de chapa de João Azevêdo, Barão tentou voltar aos quadros do PL, com o intuito de disputar o pleito para Deputado Estadual.

1659739325744744

O Deputado Federal e Presidente da legenda no estado, Wellington Roberto, atribui a demora de Barão em comunicar ao PL a intenção de participar da eleição, como o motivo da não homologação da candidatura. E agora Barão? ”Nós tínhamos mais de 50 pré-candidatos, reduzimos para 37 que é o limite estabelecido pelo TSE, quando Barão veio falar comigo, eu disse, por mim Barão tudo bem você é meu irmão, mas tenho que falar com os nossos filados.”

DISPOSTOS A TUDO

Durante o período eleitoral os candidatos estão dispostos a fazer quase tudo para poder conquistar o voto do eleitor. Muitos andam de jumento, carroça, cantam, dançam, bebem, beijam qualquer um, apertam a mão de todos, ou seja, vale tudo para conquistar o voto do eleitor. Fazendo jus a este roteiro eleitoral, lá estão Chico Mendes e Ricardo Barbosa, candidatos a deputado Estadual e Federal, respectivamente. Na última sexta-feira (05) os dois tiveram seus nomes homologados como candidatos na convenção partidária do PSB, realizada na Capital do Estado, em João Pessoa. Já no dia seguinte, Chico e Ricardo estavam dançando toré, bebendo cachaça e tragando a fumaça do cachimbo da paz, numa aldeia indígena, no município de Rio Tinto, litoral paraibano.

 

Na companhia da prefeita Magna Gerbas os dois candidatos participavam do 1º Festival da Cultura Indígena em Rio Tinto. Chico Mendes um sertanejo e Ricardo Barbosa um brejeiro, rapidamente se travestiram de índios, embriagaram-se na cachaça e na fumaça oferecida pela cultura indígena. Tudo a procura deles: os votos.

 

XINGADO E EXPULSO

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foi fortemente vaiado e expulso da churrascaria Laço de Ouro, em São Paulo, na tarde deste domingo (7). Ele estava acompanhado do empresário Luciano Hang, da rede de lojas Havan. Bolsonaro ouviu muitos gritos de “fora” e “fora vagabundo” e teve que sair do local. Em um vídeo que registrou o momento, obtido pelo 247, é possível ver também Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo, além de seguranças.

Assista:

 

 

QUEM APARECE MAIS

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato com maior tempo de TV e vai ser visto por maior período que seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL). O Horário Eleitoral Gratuito começa a partir do dia 26 de agosto e todos os presidenciáveis terão algum tempo para falar na TV e rádio, embora os nanicos terão espaço muito pequeno. Simone Tebet (MDB) será a terceira mais vista com tempo de sobra em relação a Ciro Gomes (PDT).

lula-bolsonaro-globo-mantem-debate-montagem_2388

No período em que estiver no ar, entre 26 de agosto e 29 de setembro, o Horário Eleitoral para presidente vai ao ar às terças, quintas e sábados duas vezes por dia. Lula terá, a cada período, 3 minutos e 20 segundos para falar com o eleitorado. Bolsonaro aparece logo atrás com 2 minutos e 40 segundos.

Endoderm

 

DECEPÇÃO TOTAL

Se depender do conteúdo do debate da TV Manaíra, leia-se Band, na noite deste domingo (7), em João Pessoa, entre os 7 candidatos presentes em estúdio, certamente o saldo de tudo não apresentará nenhum fato novo capaz de mudar rumos no processo. O contexto da estrutura dos candidatos no debate expôs uma realidade de saldo desproporcional porque, como se viu, a maioria se apresentou com tom oposicionista diante do governador João Azevedo que, com números e dados, soube se sobressair às continuadas críticas.

Debate-na-TV-Manaira

Repetimos: na verdade, os candidatos se apresentaram com estilos diferentes, próprios, onde seis candidaturas se credenciaram como de oposição diante de uma só de Situação representada pelo governador João Azevêdo, alvo da maioria. Em tempo, o candidato à reeleição se apresentou com argumentos à altura. Em síntese, o conjunto do debate não alterou em nada o futuro eleitoral e, ao final, deu ao governador um saldo a seu favor.

“A saída está na Democracia”.

APOIO GARANTIDO

O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio, revelou em contato ao Portal que se mantém aliado do governador João Azevedo mas admite que enfrentou problemas com posicionamento do deputado federal Gervásio Maia considerado por ele inadequado. – De fato tivemos convivendo com uma cena desagradável que peço para não revelar, por ser de baixo nível, mas que estamos seguindo superando essas baixezas-frisou.

6000_13122016115314-2

Ele garantiu que vai manter o apoio a João Azevedo mesmo com gesto desconfortável do deputado federal.

CORPORATIVISMO TOTAL

Chamou bastante atenção a pressa e a rapidez recorde com que o processo contra Josmá Oliveira (PL) na Câmara de Patos transcorreu na Comissão Processante composta pelos vereadores Ítalo Gomes, Patrian Junior e Davi Maia. No final, em tempo recorde, o processo 001/2022, denúncia esta oferecida pela Procuradoria Municipal de Patos-PB, através de seu procurador titular Dr. Alexsandro Lacerda, que poderia render até a cassação do vereador, foi arquivado por falta de provas sem ouvir uma testemunha sequer envolvida no caso baseado apenas nos documentos apresentados. A denúncia foi protocolada no dia 12 de julho do ano em curso e aceita por unanimidade pelos membros do Poder Legislativo, após uma visita feita pelo parlamentar às dependências da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires de Lacerda, conhecida por UPA do Campo da Liga, localizada na Rua do Prado, saída Oeste da cidade.

É uma vergonha a atuação dessa comissão que inclusive se escondeu para não dá explicações à sociedade sobre o seu parecer favorável ao colega da Casa. Para ser elementar, isso é no mínimo um claro sinal de corporativismo. Veja o nosso comentário.

 

 

O CLIMA PESOU

Tudo caminhava em um clima de tranquilidade ontem, durante a convenção conjunta do PSB e de partidos aliados, até o discurso feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino (Republicanos). Ao usar a palavra ele deixou muitos dos presentes com os ‘cabelos em pé’. Adriano começou reiterando o apoio do partido Republicanos à candidatura do deputado Efraim Filho (União) ao Senado, mesmo a deputada Pollyanna Dutra (PSB), candidata oficial do Governo, estando no palanque. Para não ser deselegante, Galdino elogiou Pollyana, mas lembrou do compromisso firmado anteriormente por seu partido. Adriano alertou, publicamente e pela primeira vez, para a prática do ‘fogo amigo’ com o Republicanos.

Em seguida, veio o recado:

A declaração deixou o ambiente em um clima de tensão por alguns momentos.

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

« Voltar