Compartilhe

QUINTA, 04 - VOCÊ NÃO PODE PERDER - A confirmação do apoio de Lula e o cinismo da oposição em Patos

Por Vicente Conserva 40 Graus    Quinta-Feira, 4 de Agosto de 2022


DEU O ESPERADO

IMG-20220802-WA0377-1024x682

Como já era esperado, a visita do ex-presidente Lula (PT) na Paraíba sacramentou o apoio dele à candidatura do senador Veneziano Vital (MDB) ao Governo do Estado; assim como ratificou o engajamento do petista na campanha do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para o Senado. Ao discursar para uma multidão, que lotou o Parque do Povo, em Campina Grande, o ex-presidente defendeu a chapa. O nome do companheiro (ou companheira) de chapa de Veneziano, porém, não foi anunciado. A ex-primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, até subiu junto com Luciano Cartaxo no palanque, mas a escolha não foi definida.

DEU O ESPERADO II

A presença do presidenciável Lula (PT) em Campina Grande nesta terça-feira (2) formalizando seu apoio às candidaturas de Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Ricardo Coutinho (PT), respectivamente, ao Governo e Senado gerou, como consequência o reforço ao ex-prefeito e pontuação de Ricardo como sua principal liderança, mesmo assim produziu problemas e consequências com o governador João Azevedo e seu partido aliado, o PSB.

sad

A fala de Lula deve ter efeitos e repercussão pró-Vené e Ricardo, mas ele não levou em conta que parte da Frente de Esquerda (PV, PCdoB e Rede) estão com João Azevedo que, no cômputo geral tem 12 partidos na sua aliança ignorados pelo líder petista.

A verdade é que Vené e Ricardo saem deste ato público fortalecidos na conjuntura política estadual, sobretudo, o ex-governador.

Endoderm

FERIDO, MAS ALIADOS

O presidente estadual do PSB na Paraíba, deputado Gervásio Maia, minimizou nesta quinta-feira (4) as falas do ex-presidente Lula (PT) em apoio a pré-candidatura a Veneziano Vital do Rêgo (MDB) durante ato em Campina Grande. Ele pontuou que existe uma sinalização nacional e descartou qualquer mudança de nota. “Nós vamos seguir com aquilo o que foi pactuado com o nosso partido, somos extremamente rigorosos com isso. Nós vamos continuar seguindo na mesma linha, em apoio à chapa do nosso partido, na aliança com o PT nacional”, afirmou Gervásio Maia.

gervasio-maia-joao-azevedo-lula

João sabe que sem o fator Lula tudo complica para ele mesmo sendo ele o governador atual e estando na frente nas pesquisas. Porém, é muito melhor dizer que estar com Lula que tem a preferência maior do eleitorado na Paraíba que ter um palanque órfão.

POLLYANA CONFIRMADA

Em João Pessoa, a deputada Pollyana Dutra (PSB) topou assumir a disputa pelo Senado e já tem apoio até do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que insiste em Ricardo Coutinho “inelegível”. Será mesmo? Aguardar pra ver. Inclusive, O STF decide hoje sobre matéria que deve ser definitiva no interesse futuro de candidaturas de vários ex-governadores, inclusive, Ricardo. Agora é aguardar o desfecho.

DOM INCOMUM

Cada vez mais, Lula se consolida como líder internacional com raciocínio lógico sem igual. Em Campina repetiu a performance. É inegável seu poder de arrebanhar multidões e fazer discursos que deixam a plateia extasiada.

WhatsApp-Image-2022-08-02-at-16.58.33-1024x768

É de fato um dom incomum que falta em todos os outros líderes políticos nacionais.

FICOU CLARO

Líderes petistas aproveitaram o evento com o ex-presidente Lula (PT) em Campina Grande, para endossar o nome de Veneziano Vital (MDB) na disputa ao Governo do Estado. Em discurso afinado, os presentes fizeram questão de destacar o apoio de Vené a Lula e a preferência na disputa ao Governo. O senador Randolfe Rodrigues disse que Veneziano foi o primeiro emedebista a manifestar apoio ao presidente Lula. “Me honra muito caminhar contigo no senado Veneziano, tenho certeza que você honrará muito o povo da Paraíba”, disse Randolfe. Lindbergh Farias, pontuou que “a gente aqui na Paraíba, Vené eu estou contigo até o final, com Lula e Ricardo”. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, destacou a aliança com o pré-candidato emedebista. “Nosso candidato a governador. alegria estar com você, o que significa a caminhada democrática que fizemos e a tua compreensão de estar conosco”, pontuou.

CANETA QUE TRABALHA

296544581_536459871611858_6988028603973424018_n

Rosália Lucas, ex-secretária da Prefeitura Municipal de Campina Grande, foi nomeada Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Governo da Paraíba. A nomeação consta no Diário Oficial do Estado publicado na manhã desta quarta-feira (3). Rosália é aliada da família Ribeiro e ocupava a secretaria de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Campina Grande. Ela foi exonerada na última semana pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) após a formalização da aliança entre PP e PSB.

ALEGRIA DA OPOSIÇÃO

O sargento Patrian, que faz oposição ferrenha ao governo de Patos, está comemorando a inauguração do Bloco Cirúrgico Veterinário de Patos, construído ao lado do Canil Municipal. “Uma luta antiga dos protetores de animais e pra nós uma vitória”, assinala o vereador do PL. De acordo com o secretário de saúde do município de Patos, Leônidas Dias, o TAC assinado com o MP para a realização de 100 cirurgias/mês, está garantido.

ESTRANHO NO NINHO

WhatsApp Image 2022-08-01 at 11.26.09

Uma cena que chamou atenção de quem a viu foi os vereadores de oposição abraçados com o prefeito Nabor Wanderley. Apesar da cara visível de constrangimento do prefeito ao posar ao lado dos vereadores Patrian Junior e Josmá Oliveira, Nabor mostra que é um estadista nato e que arestas ficam pra trás quando o bem é comum a todos. O Bloco Cirúrgico Veterinário de Patos inaugurado é uma demonstração disso.

Mas que é estranho é. Quem tanto critica a administração posar de sorriso no rosto como se nada tivesse ocorrido anteriormente.

DOBRADINHA FECHADA

Para quem achava que não ia prosperar, enganou-se. A dobradinha Jamerson Ferreira (Federal) e Ramonilson Alves (Estadual) já mais que confirmada. Eles oficializaram suas candidaturas durante convenção partidária do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e os partidos aliados, realizada na cidade de Campina Grande. O evento confirmou o nome de Pedro Cunha Lima como candidato a governador e ex-deputado Domiciano Cabral vai compor a chapa como candidato a vice-governador.

ramonilson-750x358

Resta saber qual será o resultado prático nas urnas.

BELO GESTO

O Sindicato dos Bancários de Patos e Região está realizando uma campanha de doação de sangue com os seus filiados. O vice-presidente da entidade, Cleudon Bezerra, faz um chamamento a todos que podem doar vida para quem precisa. A campanha segue durante todo o mês de agosto, mês em que se comemora o Dia do Bancário. Quem puder fazê-lo, deve procurar o Hemonúcleo de Patos.

WhatsApp Image 2022-08-02 at 08.56.46

PENSAMENTO EM SÉRGIO

Quase ninguém quer falar sobre o assunto para evitar desconforto no grupo, mas repercutiu de maneira “pesada” a escolha do ex-deputado Domiciano Cabral (Cidadania) para a vice de Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato ao governo da Paraíba. A defesa da experiência política do vice continua valendo, como fez o próprio Pedro na convenção da legenda. Mas o argumento ainda não superou a imagem da “velha política” materializada por Domiciano. Por causa da repercussão, o pastor e procurador Sérgio Queiroz (PRTB) ainda não é carta fora do baralho, para alguns correligionários de Pedro. Continua sendo sondado.

sergio_queiroz_-_sercretario_do_desenvolvimento_social

Antes de acabar o fim do prazo para registro de candidatura, 15 de agosto, mensageiros tentam convencer o pré-candidato ao Senado aceitar o convite de ser o vice do tucano. Nas últimas entrevistas, Sérgio Queiroz manteve a posição de que a candidatura ao Senado não tem volta. Major Fábio também não abre mão da candidatura ao governo. Então, por enquanto, de concreto, só as peças se mexendo.

« Voltar