DADO PREOCUPANTE
Cuidado com o Diabetes. Mais de 282 mil cirurgias de amputação de membros inferiores (pernas ou pés) foram realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) de janeiro de 2012 a maio de 2023. Apenas no ano passado, os registros alcançaram a marca de 31.190 procedimentos realizados, o que significa que, a cada dia, pelo menos 85 brasileiros tiveram pés ou pernas amputados na rede pública.
Os dados fazem parte de um levantamento produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), que alerta para o aumento desse tipo de procedimento em todo o país. De acordo com a entidade, há estados onde o volume de amputações aumentou mais do que 200% de 2012 para 2013.
Os dados preocupantes sugerem uma alta progressiva no número de amputações e desarticulações de membros inferiores no Brasil. Sugerem também que os pacientes não estão muito atentos ao que a doença Diabetes pode causar.
DADOS DA SAÚDE
MEDIDA EXEMPLAR
A Câmara Municipal de São Paulo cassou ontem (19) o mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro parlamentar, após ele ter feito uma fala racista durante uma sessão de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em maio do ano passado. Segundo a Câmara de Vereadores de São Paulo, esta foi a primeira vez na história que um vereador perdeu o mandato por racismo.
A perda de mandato de Cristófaro foi aprovada por 47 dos 55 vereadores. Houve cinco abstenções, uma ausência e nenhum voto contrário. O quórum necessário para a cassação era de 37 votos (dois terços dos parlamentares). Cristófaro e a vereadora Luana Alves (PSOL) não puderam votar por serem partes do processo.
Medida exemplar para quem não sabe respeitar o próximo
APOSTANDO TUDO
O presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Hugo Motta, resolveu partir para o ataque novamente e dobrou a aposta em torno da possibilidade de candidatura a prefeito do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). Rodrigues é cortejado pelo Republicanos há tempos para disputar a prefeitura campinense pelas oposições. De acordo com ele, a definição de Romero sobre 2024 é uma prioridade nacional do Republicanos.
“Há uma cobrança e apelo muito forte para que ele possa ser candidato; se eu pudesse apostar, aposto que será candidato”, assinalou Hugo em entrevista à Rádio Correio FM. Habilidoso na política e com prestígio em Brasília, Motta tem ampliado as fichas de aposta. Acompanha, certamente, o relógio da política avançar sem nenhuma sinalização de recomposição do que foi um dia o grupo Cunha Lima em Campina. Para Hugo, a candidatura de Rodrigues é certa…
ESTRATÉGIA AZUL
O deputado federal Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos, afirmou nesta segunda-feira (18) que a candidatura do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) à Prefeitura de Campina Grande em 2024 é considerada uma “prioridade” para o partido. Motta destacou que existe um “forte apelo” na cidade de Campina Grande para que Romero entre na corrida eleitoral contra o atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD): ” Se eu pudesse apostar, diria que será candidato”.
O presidente do Republicanos reiterou mais uma vez que o partido não tem interesse na vice-prefeitura de João Pessoa, deixando esse espaço para o PSB, que atualmente é ocupado pelo socialista Leo Bezerra. Ele confirmou seu apoio a Cícero Lucena na capital. Em relação a Cabedelo, município da região metropolitana de João Pessoa, Motta afirmou que dará seu apoio à candidatura do ex-deputado estadual e presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa (PSB), nas eleições de 2024.
MUDANÇAS NO SOL
O PSOL da Paraíba realizou no último sábado (16), com 31 delegados, o seu 8º Congresso Estadual, instância máxima do partido na Paraíba. No evento, foram debatidas contribuições temáticas, as teses estaduais, as teses nacionais e eleito o novo Presidente Estadual do PSOL, Celso Batista.
Celso é servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba e esteve ao lado de Alexandre Soares e Sizenando Leal na chapa para o Senado nas eleições 2022. O ex-presidente da legenda no Estado Tárcio Teixeira ressaltou a figura de Celso como novo presidente.
ALMOÇO POLÍTICO
O advogado Maurício Alves negou, em contato com a coluna, que seja o principal articulador de uma provável pré-candidatura do suplente de deputado Cicinho Lima a prefeito de Patos. Nesta semana, apesar disso, foi visto novamente almoçando com o cantor e sua irmã Priscila Lima. E o assunto não foi outro, foi política mesmo.
Não se sabe o teor da conversa, mas uma fonte confidenciou que Cicinho tem tentado convencer Maurício a embarcar num possível projeto em 2024. Ele ficou de pensar.
BRIGA DE EGOS
Uma desavença que começou no campo administrativo entre a presidente do Conselho Municipal da Mulher de Patos, Samara Oliveira, e a secretária da Mulher, Brígida Emmanueli, descambou para uma briga que entrou no campo pessoal e que vem atrapalhando as ações em conjunto do Conselho e da Secretaria. A turma do deixa disso entrou em campo, mas não tem dado solução para apaziguar a situação e voltar tudo ao normal. O ego parece estar falando mais alto de ambos os lados.
A continuar com estas atitudes imaturas e de quem não pensa de fato na maior causa que é a política pública para mulheres, são justamente elas que serão prejudicadas por uma briga de egos que de grande não tem nada. Até porque, todo e qualquer agente público deve se desarmar de egos e pensar apenas no bem comum de todos. Falta de maturidade apenas. Em uma das ações, o Conselho acusou a secretaria de impedir a participação do Conselho na confecção de uma cartilha contendo leis que favorecem as mulheres.
Dizem que a briga mais difícil de apartar é briga de mulher. Estamos começando achar que é verdade. Está bem próximo de sobrar para alguém, segundo apurou a coluna.
FARRA DE CONTRATOS
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) informou que vai regulamentar, por meio de resolução, a contratação temporária de servidores na administração pública do Estado e dos municípios paraibanos. Faz isso, aliás, tardiamente. Esse é um problema que há anos vem se arrastando na Paraíba. E mais do que isso. Precisa reprovar as contas desses gestores. Não somente das pequenas cidades, mas dos municípios mais importantes também.
São quase 70 mil servidores contratados nessa condição, somando as 223 prefeituras. Isso sem contabilizar os 27 mil vinculados no Estado.
NÚMEROS ALARMANTES
Os dados recentes levantados pela Auditoria do TCE, somente em 2023, mostram que o número de contratados temporariamente pelo Estado passa de 27 mil, com destaque para as secretarias de Saúde (15.450) e Educação (10.364). As cidades de Patos e Santa Rita ainda mantêm um número de efetivos superior aos contratados. No caso de Patos são 1.327 prestadores de serviços e 2.221 efetivos. Já em Santa Rita o número de efetivos chega a 2.599 servidores para 1.569 contratados por interesse público. Mas esta conta pode não ser real por alguns motivos.
VARREDURA TOTAL
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, anunciou que está fazendo uma varredura contratações de pessoal realizadas pelo estado e municípios e vai divulgar o resultado na próxima sexta-feira. Na sua avaliação, elas têm sido feitas de modo não transparente, de certa forma, tem sido decisiva para o resultado nas eleições no estado. Nominando Diniz disse que a situação se tornou complexa porque vem acontecendo um fenômeno de substituição da já tradicional contratação por excepcional interesse público, mais conhecida como prestadores de serviço, por outras modalidades, como contratos via cooperativa; contratos via empresas, a chamada ‘pejotização’; e contratos através de empresas terceirizadas e contratos de empresas próprias, as MEI.
O conselheiro deu como exemplo o caso da prefeitura de Patos, no Sertão paraibano. “Estão contratando e você não sabe quais os nomes, mas as pessoas estão sendo contratadas. Quando você olha, há uma queda no número de contratos por excepcional por interesse público, mas na prática só está mudando a modalidade”, comentou.
DESTRAVANDO VOOS
Mal assumiu o cargo de ministro de Portos e Aeroportos, o deputado Silvio Costa Filho, que é do partido Republicanos, já começa a abrir as portas para o seu correligionário Hugo Motta que é líder do partido na Casa. Patos tem uma demanda de altíssima importância que é a obra do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres. Nesta terça-feira (19), uma reunião com o líder do Republicanos, o governador da Paraíba, João Azevedo Lins, e toda bancada federal do estado para discutir ações e investimentos para a Paraíba.
A novidade é que no dia 6 de outubro Sílvio virá a Patos para assinar a ordem de serviço para as obras do Aeroporto de Patos.
« Voltar