Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER – As polêmicas da Zona Azul e dos combustíveis, e as cacetadas do dia

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021


REGRA GERAL EM PATOS

WhatsApp Image 2021-10-20 at 08.50.21

Deixa de ser apenas decreto para norma regida em lei. De autoria do vereador Marco César, a Câmara de Patos-PB aprovou a obrigatoriedade do Passaporte Vacinal em repartições públicas e privadas. “Um projeto muito importante.”, avalia César. Josmá Oliveira foi o único vereador a votar contra “por entender que ele fere acintosamente o artigo 5º da Constituição Brasileira.”, justificou o patriota.

Não é novidade nenhuma que o vereador negacionista se posicione contrário a norma. Ele já vem há muito tempo seguindo os pensamentos do capitão-mor, inclusive, desrespeitando até normas internas da Casa quanto ao uso de máscara no recinto. Vai ser sempre do contra só pra chamar mais atenção. É um desagregador.

FORA DO TOM

Passadas as eleições municipais, alguém precisa urgentemente dá uma aula de ciências políticas ao ex-juiz Ramonilson Alves. Ele que saiu derrotado em 2020 com um discurso fora de hora, e continua se pautando pelos assuntos municipalistas quando a intenção agora é outra: ser deputado estadual. Mas, de repente, aparece ele falando em Zona Azul. Alguém precisa dizer a ele que agora a pauta é outra, o que ele pretende fazer como deputado para o Estado da Paraíba. Cair no vazio de apenas está batendo no seu principal adversário com assuntos municipais de nada vai adiantar.

Mude o tom doutor, pois esse está defasado. Ficar fora do tom é pedir para o eleitor não votar. Fora do tom.

ZONA DA POLÊMICA

 

 

COINCIDÊNCIAS?

unnamed-11 (1)

Coincidências a parte, o bombeamento de água no Eixo Leste da Transposição foi retomado nesta segunda-feira (18) após passar 20 dias parado. A informação foi confirmada pelo presidente da Agência Estadual das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro. A retomada acontece justamente dois dias antes da vinda do presidente Jair Bolsonaro a Paraíba, na próxima quinta-feira (21), para inauguração relacionada à transposição no Eixo Norte em São José de Piranhas. No entanto, Porfírio Loureiro justifica que o canal leste ficou sem bombeamento por 20 dias para manutenção no sistema e o abastecimento foi retomado na noite de ontem e que tudo está ocorrendo dentro da normalidade.

QUEROSENE NA FOGUEIRA

O ex-deputado Benjamin Maranhão botou mais lenha na fogueira ao comentar nesta terça-feira (19) a polêmica entre o MDB e o Governo do Estado após o atrito envolvendo a secretária Ana Cláudia Vital em evento governista em Campina Grande. Ele disse ao programa Hora H que o episódio foi superdimensionado e tem servido para ataques governistas ao senador Veneziano Vital, presidente da legenda no Estado. Para Benjamin, o MDB tem cargos de ‘pouca relevância’ no Governo do Estado e deveria entrega-los para ter autonomia nas articulações visando as eleições de 2022.

Vixe, acabou de jogar querosene na fogueira, justo na véspera da reunião interna do MDB na sexta-feira(22).

PREÇO DOS COMBUSTÍVES: A CULPA É DE QUEM?

 

 

SEM COMBUSTÍVEL

A reguladora Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou em nota, nesta terça-feira (21), que “não há indicação de desabastecimento no mercado nacional de combustíveis, nesse momento”, após a Petrobras informar ao mercado que não atenderá completamente a demanda das distribuidoras de novembro. Em comunicado, a petroleira afirmou que recebeu uma “demanda atípica” de pedidos de fornecimento de combustíveis para o próximo mês, muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção, e que apenas com muita antecedência conseguiria se programar para atendê-los.

Enquanto isso, sumindo mesmo só o dinheiro do consumidor na hora de abastecer o tanque. Até quando o brasileiro vai aceitar passivamente tudo isso?

MAIS CALOR, MENOS ENERGIA

Uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) constatou aumento da temperatura média do ar na Paraíba. A tendência de alta pode comprometer eficiência da produção de energia solar fotovoltaica no Estado, por provocar diminuição da tensão elétrica em painéis fotovoltaicos – equipamentos responsáveis pela captação e conversão da luz solar em eletricidade, reduzindo a geração de energia elétrica. O aumento da temperatura média do ar na Paraíba foi de 1ºC nos últimos 30 anos. A elevação anual da temperatura média do ar em Patos foi de 0,04 °C. Já a temperatura média do ar na cidade é de 26,8 °C.

FORRÓ BIKE

Os amantes do ciclismo terão a oportunidade de participar do evento ciclístico denominado de Forró Bike que acontecerá no próximo domingo, dia 24, em Patos. O passeio ciclístico, que está inserido na programação dos 118 anos de elevação à categoria de cidade, vai até o distrito de Santa Gertrudes e contará com apresentação do forrozeiro Cicinho Lima e do grupo de chorinho Sambalanço.

VACINÔMETRO SEM DADOS

 

 

SAÚDE CAPENGA

WhatsApp Image 2021-10-20 at 09.05.20

O senador Veneziano Vital do Rego destinou emenda de R$ 1,3 milhão para compra de tomógrafo que beneficiará 15 cidades da Paraíba. Patos não será uma delas. O equipamento será implantado na cidade de Taperoá, que é a sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e que funciona como polo para os demais municípios.

Enquanto isso, Patos fica sem mamógrafo para mulheres, sem tomógrafo e quase sem nada. Se o nobre senador tem de fato a intenção de subir as escadas do Palácio da Redenção como chefe maior do Estado precisa olhar mais para Patos. Já basta o atual mandatário que pra cá não tem olhado muito.

Esperança mesmo de tomógrafo moderno e novo só quando o prefeito Nabor inaugurar o anunciado Complexo de Saúde Eisenhower Segundo que não saiu ainda do papel e tem apenas projeto aprovado em Brasília. Daqui pra lá, muitos já têm padecido sem ter como fazer tomografia.

MONTANHA DE LIXO

A coluna recebeu, de um leitor, um vídeo que consta imagens impactantes. Uma montanha formada por lixo e entulhos na Rua Duque de Caxias, no Santo Antônio, em Patos. Não chega a ser novidade, pois constantemente pilhas de lixo são formadas no mesmo local. Só que desta vez passou dos limites. Um adendo: a coluna é testemunha da ação da Prefeitura para limpar sempre o local, mas a população em pouco tempo vai lá, e coloca tudo de novo. Cobramos responsabilidade dos dois lados.

Atenção Josemar do Hospital, salve aí os próprios moradores dessa situação.

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

« Voltar