Compartilhe

QUARTA, 01 - VOCÊ NÃO PODE PERDER - O Republicanos na base de Lula e o gato por lebre nos policiais

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quarta-Feira, 1 de Fevereiro de 2023


INFESTAÇÃO TOTAL

Bastante preocupante a situação de alguns bairros de Patos com relação a presença do mosquito Aedes AegyptI. O 1º LIRa de 2023 aponta índice altíssimo de 15.4 no Conjunto dos Sapateiros. “Muito preocupante”, avalia o coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, De Medeiros que acrescenta que 86% dos focos foram encontrados dentro das residências.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-01 08.47.52

O pior é que isso se espalha por outros bairros vizinhos e o número de pessoas com Dengue, Zika e Chikungunya só aumenta.  

 

GATO POR LEBRE

Imagem do WhatsApp de 2023-01-31 ) 09.34.33

A Segurança Pública se mobiliza contra redução salarial no estado da Paraíba. Os policiais civis que esperam um aumento gordo no contracheque, descobriram a pegadinha do governo João. “É decepcionante a constatação de redução salarial”, resumiu a presidente do Sindicato dos Investigadores da Paraíba, Suana Melo, após reunião na Associação dos Policiais Civis de Carreira.

 

SEM INDEPENDÊNCIA

A tão propagada independência na prática se transforma exatamente no oposto quando há necessidades mútuas entre governante e legislador. Apesar do Republicanos ainda não integrar a base aliada do presidente Lula (PT) no Congresso, e de ter dito que é independente, aos poucos isso vai sendo deixado de lado a cada encontro entre o líder do partido na Câmara, Hugo Motta, e diversos ministros do governo Lula.

Projeto-do-Studio1-17-1

Só neste início de governo, Hugo já mostrou que tem trânsito livre e prestígio. Já foram dois importantes encontros. Nesta terça-feira (31/01), Hugo foi recebido pelo Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na semana passada, ele já havia tido uma audiência com o ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos, ocasião em que tratou sobre a construção do aeroporto de Patos.

A verdade é que Lula precisa do Republicanos e o partido não vai ficar quatro anos sem o guarda-chuva do governo. A chuva é forte demais lá fora. Além disso, Lula ainda espera contar com o partido de Hugo Motta.

 

MUNICIPALISMO

O deputado Hugo Motta é tido como deputado municipalista, que precisa constantemente das ações do governo e de porta aberta dos ministérios para atender seus prefeitos e correligionários. Não combina, portanto, uma posição de independência. Por isso, a ansiedade por parte de aliados e quem depende dessas ações para que ele defina logo seu apoio ao governo. Mas isso não deve durar muito para acontecer.

 

FALTA POUCO

O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, um dos principais aliados do governo Bolsonaro, participou na noite desta segunda-feira em Brasília de um jantar da bancada do PT na Câmara em um restaurante em Brasília, e fez rasgados elogios ao governo Lula.

Jantar-PT

A atitude do deputado já pode ser a senha de que em breve o partido será mais um na base de Lula. Falta apenas decidir os cargos e quais ministérios ainda pode ter vaga aberta para legenda. E que tal a declaração de hoje do único governador do Republicanos? 'Lula e eu agora somos sócios', diz Tarcísio de Freitas durante evento de agro em São Paulo.

O Govenador de São Paulo também disse que prometeu uma relação republicana com Lula durante sua gestão.

ALIADO FORTE

Quem é do Republicanos e aliado forte do presidente Lula é o deputado federal Wilson Santiago que declarou ontem que o presidente Lula (PT) não deve sofrer grandes obstáculos para garantir a maioria na votação de projetos importantes na Câmara, já que o governo tem procurado dialogar com partidos de todos os espectros políticos, incluindo a oposição.

WhatsApp-Image-2021-03-11-at-12.41.53

“A tendência é que Lula governe sem dificuldades. O que está faltando é ter uma garantia consolidada para as emendas constitucionais. Ou seja, mais de 308 votos. Hoje, o governo tem consolidado algo em torno de 270 votos. Tem entre 30 a 50 votos que são considerados independentes e aproximadamente 140 de oposição. Eu tenho certeza que o governo conseguirá obter a maioria dentro da relação que se está tendo com todos os partidos políticos, buscando a diferença nos chamados partidos de centro-direita e até de oposição”, concluiu o deputado.

 

CHEGA DE GASTANÇA

Uma recomendação encaminhada para os 223 municípios da Paraíba alerta os gestores públicos para um problema histórico: a ‘gastança’ de dinheiro público com festas, sobretudo no período junino. Ano passado, por exemplo, não foram poucos os casos absurdos em que prefeitos ‘leiloaram’ o orçamento municipal para o pagamento de cachês de grandes artistas. Ano passado foram torrados milhões com festividades.

TCE 1a-Camara

No ofício, encaminhado pelo presidente Nominando Diniz, o órgão ressalta que as despesas com festividades não podem comprometer investimentos em saúde, assistência social, previdência e a folha de pagamento – entre outras áreas. O recado do TCE é salutar. Não terá força, claro, para inibir a proliferação da política do Pão e Circo que sustenta boa parte das cidades paraibanas. Fato.

 

PATOS FAZENDO ESCOLA

E agora o município de Campina Grande não só segue a recomendação do TCE-PB como segue o exemplo de Patos e fará parceria total com a iniciativa privada para realização de seu São João. O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, passará por mudanças em sua organização na edição deste ano. De acordo com o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), grande parte do evento será custeado pela própria empresa responsável pelo uso da marca com o intuito de economizar recursos públicos do município.

Bruno-Cunha-Lima-1

Bruno Cunha Lima também explicou que a empresa vencedora será responsável pela operação técnica, contratação de artistas, montagem de estrutura e projeto arquitetônico, enquanto que a prefeitura ficará à frente da gestão cultural e visual do evento.

A Capital do Sertão já adotou esse modelo há anos e vem dando certo. É a saída mais viável. É Patos fazendo escola.

 

IGNORÂNCIA EM CAMPO

A árbitra radicada em Patos, Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, foi alvo de comentário machista durante a partida entre Botafogo-PB e Auto Esporte, válida pela sexta rodada do Campeonato Paraibano. Aos 26 minutos do segundo tempo, ela expulsou o zagueiro do Auto, Tiago Bob. Contrariado, o atleta teria resmungado ao sair de campo: “É nisso que dá botar mulher para apitar”.

Arbitra-Ruthyanna

A frase foi ouvida pelo delegado do jogo e repassada à árbitra que, na súmula da partida, relatou ter se sentido ofendida em sua honra e moral. Até agora, só o Auto Esporte pediu desculpas pela culpa do jogador e promoveu seu desligamento do clube.

É difícil imaginar que no mundo de hoje ainda existam pessoas tão ignorantes e fora de sintonia com a sociedade moderna. Nosso repúdio ao atleta e solidariedade a grande árbitra de futebol que tanto nos orgulha por ter sido a primeira mulher a apitar jogos da 1ª Divisão do Paraibano.

 

GUERREIRA DE VOLTA

Sendo natural de Catolé do Rocha, merecidamente no auge dos seus 82 anos, Francisca Motta volta para Assembleia para o seu sexto mandato como parlamentar tendo iniciado sua carreira política em 1992, como vice-prefeita de Patos. Em 1994 foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo reeleita sucessivamente por mais quatro mandatos. Em 2012, foi eleita prefeita de Patos, onde permaneceu até 2016.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-01 10.01.33

Em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa Paraíba, Francisca Motta tem a sua trajetória política fundamentada em defesa de melhorias na saúde, agricultura e desenvolvimento do Sertão. Entre suas atuais bandeiras estão a interiorização da saúde de alta complexidade, com a implantação do Hospital do Coração do Sertão e a ampliação dos atendimentos oncológicos do Hospital Bem, com o início da realização de quimioterapia na unidade.

Chica Motta é aquela parlamentar com jeito de fazer política com P maiúsculo do tempo de Ulisses Guimaraes, Humberto Lucena, Chico Bocão e tantos outros que tinham conduta ilibada e palavra acima de tudo. Este tipo de político está em extinção. Votos de excelente legislatura.

 

IMPACIENTE

E quem já está impaciente é o ex-prefeito Lenildo Morais (PT) que aguarda um cargo importante em Brasília no Governo Lula que trava várias nomeações. O governo ainda negocia com partidos tais vagas.

« Voltar