Compartilhe

[VÍDEO] Pacheco enfrenta Bolsonaro e declara: 'Não admitiremos retrocesso nas eleições'

Por Brasil 247    Sexta-Feira, 9 de Julho de 2021


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mandou um recado direto a Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (9), que tem feito ameaças de cancelamento das eleições presidenciais de 2022, caso não seja reintroduzido o voto impresso.

Durante pronunciamento a jornalistas, Pacheco afirmou que o Congresso Nacional não admitirá “qualquer tipo de fala ou menção que seja atentatória à democracia”.

“Tudo o quanto houver de especulações em relação a algum retrocesso à democracia, como a frustração das próximas eleições é algo que o Congresso Nacional, além de não concordar, repudia”, disse o senador. “Não admitiremos qualquer tipo de retrocesso neste sentido. Isso advém da Constituição Federal”, acrescentou.

O presidente do Senado disse ainda que as eleições periódicas, livres e com o voto secreto são a maior prova da soberania popular e são inegociáveis. A manutenção ou não do formato do pleito, acrescentou, está sendo discutida pelo Congresso Nacional e não será definida pelo Poder Executivo ou pela Justiça Eleitoral. “A decisão que houver pelo Congresso Nacional haverá de ser respeitada por todos os poderes”, afirmou.

 

 

 

Recado a militares

Na entrevista aos jornalistas, Rodrigo Pacheco defendeu ainda a independência da instituição, em uma resposta direta aos militares, que enviaram uma nota ameaçadora à CPI da Covid no Senado nesta quinta. Ele também mandou recado a Jair Bolsonaro, que vem fazendo frequentes falas que colocam em risco a lisura das eleições de 2022.

“Temos compromissos que são inarredáveis, inafastáveis. O compromisso com a República, com o pluralismo político e da separação entre os Poderes, que signifique o respeito. Entre elas uma separação entre os poderes, que não significa necessariamente desunião”, declarou Pacheco.

O pronunciamento aconteceu dois dias depois de o Ministério da Defesa, juntamente com as Forças Armadas, divulgar uma nota em tom ameaçador contra a CPI da Covid e chamando o presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), de “leviano e irresponsável” diante de denúncias de corrupção que envolveriam alguns militares no Ministério da Saúde. Hoje o tom dos militares subiu. Em discurso no Senado no mesmo dia, Aziz cobrou de Pacheco uma reação mais dura em resposta aos militares. O próprio senador Aziz respondeu à nota.

« Voltar

NA PARAÍBA

[VÍDEO] Culto termina em confusão após mulher profetizar que religioso ‘estar em pecado’, na Paraíba

CAMPEÃO

VÍDEO: presidente do Sousa debocha do Botafogo após vencer o Paraibano

Veja também...

NOVIDADES

'Guerra Civil', com Wagner Moura e Kirsten Dunst, estreia nos cinemas da Paraíba

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho