Compartilhe

[VÍDEO] Meteoro de 'brilho intenso' é registrado por câmeras de monitoramento em Santa Catarina

Por G1    Sábado, 10 de Julho de 2021


Santa Catarina teve mais uma queda de meteoro. O fenômeno foi na quinta-feira (8) e registrado por duas câmeras na estação de monitoramento estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, do astrônomo amador Jocimar Justino (veja no vídeo abaixo). A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) calculou a velocidade em 71,7 mil km/h.

"O brilho foi mais intenso por se tratar de um meteoroide de tamanho maior do que estamos acostumados a ver. Deve ter sido do tamanho de uma bola de basquete... Mas outros fatores influenciam como a velocidade do objeto [para o brilho]", disse o astrônomo amador.
Após análises, a Bramon informou que o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 20,3°em relação ao solo e começou a brilhar a 97,1 km de altitude. O fenômeno percorreu 126,6 km em 6,4 segundos sobre municípios do Paraná.

O registro aconteceu por volta das 18h40. A passagem do meteoro foi captada, segundo Jocimar, por câmaras no Rio Grande do Sul e São Paulo. No estado catarinense, pessoas nas cidades de Florianópolis e Morro Grande, no Sul, também avistaram o fenômeno.

"Pela análise preliminar, trata-se de um meteoro esporádico (que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento)", explicou.

O astrônomo amador Jocimar Justino é morador de Santa Catarina e integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Ele já registrou fenômenos parecidos neste ano.

Brilho
O astrônomo amador afirma que durante a noite de quinta recebeu vários relatos sobre o passagem do fenômeno. Em razão da forte luminosidade do meteoro, algumas pessoas fizeram referência ao mito folclórico do Boitatá. A lenda do Boitatá descreve esse personagem como uma grande serpente de fogo.

"Algumas pessoas comentaram brincando que haviam visto o Boitatá e perguntando se eu tinha registrado aqui nas câmeras", divertiu-se Jocimar

Passagem do meteoro foi registrada em SC — Foto: Jocimar Justino/Reprodução

Outras pessoas, que testemunharam o fenômeno ao vivo, questionaram ele sobre a mudança de cor que o meteoro sofreu ao longo da passagem.

"Algumas pessoas relataram que ele [o meteoro] mudou de cor algumas vezes. Ficou amarelo, vermelho, azul e também verde. Isso é normal. A mudança de cores acontece de acordo com a camada da atmosfera que o asteroide passa, devido a concentração e tipo de gás que existe ali", concluiu o astrônomo.

 

« Voltar

NA PARAÍBA

VÍDEO: Cachorro é resgatado por moradores após cair de ponte no Sertão da PB

NA PARAÍBA

[VÍDEO] Culto termina em confusão após mulher profetizar que religioso ‘estar em pecado’, na Paraíba

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco