Compartilhe

CNBB critica decreto das armas de Bolsonaro: 'Não matarás'

Por Metropoles    Sexta-Feira, 10 de Maio de 2019


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma “mensagem ao povo brasileiro“, durante a 57ª Assembleia Geral. No documento, os bispos alertam o país sobre o aumento das desigualdades sociais, “tornando os ricos mais ricos e pobres cada vez mais pobres”.

O documento liberado pela CNBB critica fortemente o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que flexibiliza o porte de armas de fogo para um conjunto de profissionais. Entre os beneficiados estão advogados, caminhoneiros, conselheiros tutelares, jornalistas e políticos eleitos.

“O verdadeiro discípulo de Jesus terá sempre no amor, no diálogo e na reconciliação a via eficaz para responder à violência e à falta de segurança, inspirado no mandamento ‘Não matarás’ e não em projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas”, diz um trecho do documento.

Violência
Os bispos chamam a atenção para os “níveis insuportáveis” de violência. “Aos nossos ouvidos de pastores chega o choro das mães que enterram seus filhos jovens assassinados, das famílias que perdem seus entes queridos e de todas as vítimas de um sistema que instrumentaliza e desumaniza as pessoas, dominadas pela indiferença”, cita o documento.

O episcopado menciona os problemas do feminicídio, do “submundo” das prisões e da criminalização dos defensores dos Direitos Humanos.

A nota chama a atenção para o crescente desemprego instalado no Brasil, “outra chaga social, ao ultrapassar o patamar de 13 milhões de brasileiros, somados aos 28 milhões de subutilizados”. Segundo o episcopado, é necessário preservar os direitos dos trabalhadores.

« Voltar

INTOLERÂNCIA

Atriz cristã é condenada a pagar US$ 350 mil após ser demitida por postagem bíblica sobre homossexualidade

NO SERTÃO

6ª edição da Paixão de Cristo será encenada na Cruz da Menina, em Patos

Veja também...

COMPLETO

Fla anuncia os inscritos na Liberta; mesmo suspenso, Gabigol recebe camisa 10

CONFLITO

Pedrinho fala sobre SAF: 'Não tenho autorização para representar o Vasco'

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022