Compartilhe

Igreja evangélica é a que mais atrai mulheres, negros e jovens, diz Datafolha

Por Guia me    Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020


Segundo dados do Datafolha publicados nesta segunda-feira (13) pela Folha de S.Paulo, 50% dos brasileiros são católicos, 31% são evangélicos e 10% não têm religião. A pesquisa ainda aponta que a igreja evangélica é a que mais atrai mulheres, negros e jovens.

O número de mulheres é maior na igreja evangélica, enquanto os homens são maioria na católica, diz a pesquisa. Os evangélicos são 58% formados por mulheres e 42% por homens, enquanto os católicos são 51% compostos por mulheres e 49% por homens.

O levantamento ainda indica que a igreja evangélica tem mais membros negros e pardos. Entre os evangélicos, 30% são brancos, 43% são pardos e 16% são negros. Entre os católicos, 36% são brancos, 41% são pardos e 14% são negros.

A igreja evangélica também é a que atrai mais jovens, segundo o Datafolha. Enquanto 13% dos jovens de 16 a 24 anos são católicos, 19% deste grupo são evangélicos. O mesmo acontece entre jovens adultos de 25 a 34 anos: 17% são católicos e 21% são evangélicos.

Os números também se diferenciam quando se trata de nível de escolaridade. Católicos com ensino médio são 42%, enquanto evangélicos são 49%. Já os católicos com ensino superior são 20%, enquanto evangélicos são 15%.

Por outro lado, alguns níveis de renda empatam entre as duas instituições religiosas. Entre católicos e evangélicos, 21% ganham de 2 a 3 salários mínimos, 17% recebem de 3 a 5 salários mínimos e 2% ganham mais de 10 salários mínimos.

O maior número de católicos está concentrado no Nordeste (59%) e no Sul (53%), enquanto os evangélicos concentram-se no Norte (39%) e Centro-Oeste (33%).

Evangélicos são os que mais crescem

Os dados do Datafolha apontam um número tímido de crescimento evangélico, comparado ao Censo Demográfico divulgado em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão de pesquisa, o número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos. Enquanto 15,4% da população se dizia evangélica em 2000, 22,2% dos brasileiros passaram a declarar-se evangélicos em 2010.

Os números do Censo indicam que, enquanto os católicos vem sofrendo a perda de 1% dos seus fiéis anualmente no Brasil, os evangélicos vem ganhando 0,7%.

“Possivelmente em cerca de 10 e 15 anos o Brasil não terá mais maioria católica”, disse o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, em reportagem do jornal Valor Econômico em 2018.

O padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, também considera os números do Censo e das pesquisas fictícios. A realidade da prática do catolicismo, segundo ele, é bem pior. 

“Menos de 10% dos batizados na Igreja Católica Apostólica Romana frequentam as missas dominicais, o que significa um mínimo de pertença”, disse Costa.

Segundo uma pesquisa feita pelo instituto Pew Research Center em 2015, um em cada cinco brasileiros é ex-católico. O estudo, que procurou saber os motivos da troca de religião na América Latina, mostra três principais razões: a busca por uma maior conexão com Deus (81%), o estilo da nova igreja (69%) e a maior ênfase na moralidade (60%).

A pesquisa Datafolha foi feita nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, com 2.948 entrevistados em 176 municípios de todo o País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

« Voltar

NO SERTÃO

Igreja Católica Apostólica Anglicana realiza Ordenação Presbiteral no sábado (27), em Desterro

NO SERTÃO

Padre Fabrício lança Diário Devocional em noite de louvor nesta quarta (24), em Patos

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco