Compartilhe

Entenda como algumas religiões enxergam a homossexualidade

Por Portal Correio    Terça-Feira, 14 de Maio de 2019


Religião e homossexualidade são temas que normalmente não caminham juntos. O assunto ainda é tratado como tabu dentro dos templos religiosos. Por muitas vezes, o tema vem com uma carga de preconceito pelos adeptos de determinadas crenças. Mas até que ponto as duas questões conseguem dialogar? O Portal Correio conversou com alguns líderes religiosos para entender suas visões acerca dessa relação. Confira abaixo:

Judaísmo

Espiritismo

Protestantismo

Para o pastor José Martinho, da Primeira Igreja Batista, o amor é o sentimento que mais deve ser levado em consideração. Segundo ele, Cristo ensinou que se deve amar a todos, sem olhar para suas particularidades. Ele disse ainda que é necessário que haja o respeito entre os frequentadores da igreja e que cabe ao pastor orientar os seguidores para que tomem o melhor caminho e façam jus aos ensinamentos de Cristo.

Catolicismo

De acordo com o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, a Igreja Católica não admite a homossexualidade como algo que deva ser feito e repreende o ato sexual antes do casamento. As definições têm por base os preceitos e costumes da religião católica. Apesar disso, ele esclareceu que a Igreja acolhe os homossexuais, sem excluí-los do que eles buscarem no catolicismo.

Pouco antes da Semana Santa, o Papa Francisco afirmou que as pessoas que rejeitam homossexuais não têm coração humano. A declaração foi dada a um programa de televisão britânico. “Todos somos seres humanos, temos dignidade. Se uma pessoa tem uma tendência ou outra, isso não lhe tira a dignidade como pessoa”, disse Francisco.

Matriz africana

A mãe juremeira (Jurema Sagrada) Josilene Felinto de Azevedo disse ao Portal Correio que não há preconceito ou posição de exclusão entre os adeptos da crença. “Nós não temos nenhum tipo de preconceito. Quem somos nós para julgar ou apontar? Temos que aprender a respeitar a posição de cada um um, seja qual for a orientação sexual”, disse ela, alegando ainda que não há nenhuma visão contrária à homossexualidade.

Outras religiões

Portal Correio também tentou contato com outras religiões como islamismo e budismo. Porém, após inúmeras tentativas, os líderes não atenderam às solicitações e não apresentaram pontos de vista.

« Voltar

INTOLERÂNCIA

Por seguir a Jesus, mãe e filha são queimadas com água fervente

INTOLERÂNCIA

No México, famílias ficam sem água por serem cristãs: 'Não queremos vocês aqui'

Veja também...

NA PARAÍBA

Assaltantes sofrem acidente durante fuga e morrem após assaltarem militar no Conde

EXPECTATIVA

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

DECIDIDO

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar