Compartilhe

Ex-'Malhação', Ademir Zanyor se tornou pastor e missionário e quer voltar a atuar

Por Globo.com    Quarta-Feira, 8 de Janeiro de 2020


Uma foto publicada recentemente por André Marques no Instagram, relembrando os bastidores da primeira temporada de "Malhação" (1995), reacendeu em Ademir Zanyor a vontade de atuar. O ator, que fez sucesso como o professor de natação Israel na trama, deixou a carreira artística para se tornar missionário e pastor.

- Quando vi a foto (abaixo), relembrei vários momentos. Começaram a me mandar mensagens na internet pedindo a minha volta. Recebi ligações da família também. Aí me deu essa vontade. Estou disponível para trabalhar. Quero voltar a me alegrar decorando textos e me concentrando para as cenas. Hoje, estou muito mais maduro, centrado e equilibrado - avalia ele, que, além de "Malhação", fez novelas como "A viagem", "Kubanacan" e "Salsa e merengue", na Globo, e "Fascinação", no SBT.

Zanyor, de 46 anos, credita as mudanças à religião. Ele conta que se tornou evangélico depois da morte de uma de suas irmãs, em 1998:

- Minha irmã, na época com 8 anos, descobriu uma leucemia e passou por um transplante de medula óssea. A imunidade ficou muito debilitada e ela não resistiu. Em todas as tentativas religiosas até então, eu não tinha encontrado Jesus. Aconteceu naquele momento de dor. Então, fui aceitando a palavra de Deus na minha vida. Continuei fazendo pequenos trabalhos e participações na TV, mas me dedicando cada vez mais à igreja. Essa passou a ser minha prioridade.

A partir daí, Zanyor começou a participar de missões evangélicas. Ele esteve em Angola e na Bolívia e visitou tribos indígenas no Mato Grosso do Sul. Também fez trabalhos em presídios, centros de recuperação de dependentes químicos e hospitais. Além disso, participou da fundação de uma igreja.

- Eu deixei tudo: meu trabalho, meus pais, meus irmãos, minha casa e até namorada para caminhar com Jesus. E tenho recebido muito como recompensa. Com a morte da minha irmã, nasci para o Evangelho. E, com minha renúncia, tenho feito outras pessoas nascerem para Deus.

Zanyor mora há dez anos em Minas Gerais e hoje atua como pastor na Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte. Casado com Hélida, também pastora - os dois se conheceram em missões -, ele é pai de Amanda, de 14 anos, e Hadassah, de 1 ano e 6 meses.

- Sou sustentado por Deus através da arrecadação da igreja. Prego nos cultos, dou apoio pessoas em luto em cemitérios, visito hospitais, atendo a pedidos especiais de orações etc. Dou aula em seminários também. E tenho o artesanato como renda extra. Produzo relógios rústicos em madeira e trabalho com design. Recentemente, por exemplo, fiz a arte dos uniformes de uma barbearia.

Ao longo dos últimos anos, ele diz ter recusado convites para trabalhar como ator por falta de tempo.

- Não pude atendê-los por não conseguir conciliar tudo. Mas tenho o desejo de voltar e já atualizei meu cadastro na Globo. Estou preparado, liberado, sem qualquer preconceito. Tenho minha convicção, mas respeito qualquer religião, qualquer pessoa, qualquer orientação sexual. Respeito o livre-arbítrio.

Ademir Zanyor em cena de 'Malhação' (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor em cena de 'Malhação' (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor com André Marques, Bussunda e Maria Paula (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor com André Marques, Bussunda e Maria Paula (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor durante missão numa tribo indígena (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor durante missão numa tribo indígena (Foto: Reprodução)

 

 

« Voltar

INTOLERÂNCIA

Por seguir a Jesus, mãe e filha são queimadas com água fervente

INTOLERÂNCIA

No México, famílias ficam sem água por serem cristãs: 'Não queremos vocês aqui'

Veja também...

NA PARAÍBA

Assaltantes sofrem acidente durante fuga e morrem após assaltarem militar no Conde

EXPECTATIVA

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

DECIDIDO

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar