Compartilhe

‘Sem amor e sem Deus nenhum homem pode viver sobre a terra’, diz Papa na Romênia

Por Vatican News    Segunda-Feira, 3 de Junho de 2019


O último compromisso do Papa Francisco neste segundo dia na Romênia foi na cidade de Iasi, a 400 km da capital, Bucareste, na praça que abriga o Palácio da Cultura, onde ele teve um encontro mariano com jovens e famílias.

Após a troca de presentes com o bispo Dom Petru Gherghel, os cantos e os testemunhos, o Papa pronunciou seu discurso.

Circundado pelo calor

“ É difícil caminhar juntos, não é verdade? É uma graça que devemos pedir, uma peça artesanal que somos chamados a construir e um dom maravilhoso a transmitir ”

Segundo o Papa, devemos iniciar sem nos esquecermos de nossas raízes. À medida que formos crescendo, lembrarmos que o que de mais belo e precioso existe, nós o aprendemos em família; agradecermos a generosidade, a coragem, a gratuidade da fé «caseira», que passa despercebida, mas pouco a pouco constrói o Reino de Deus.Ouça a reportagem com a voz do Papa

“A fé «sem cotação na bolsa», não contando no mercado, pode parecer até que «não serve para nada», disse, “mas a fé é um dom que mantém viva a certeza profunda de nossa pertença a Deus como filhos muito amados”.

O maligno divide, dispersa, separa e cria discórdia, semeia desconfiança

“Nós pertencemos uns aos outros, e a felicidade pessoal provém de fazer os outros felizes. Tudo o resto não passa de fábulas… Para caminhar juntos no lugar onde estás, não te esqueças de tudo aquilo que aprendeste em família”.

E quando as pessoas já não se amarem, alertou Francisco, será verdadeiramente o fim do mundo. Porque sem amor e sem Deus nenhum homem pode viver sobre a terra!

Aos habitantes de Iasi, capital cultural do país, o Papa frisou que esta é uma cidade que, historicamente, sabe abrir e iniciar processos e uma cidade que sabe hospedar jovens de várias partes do mundo, como sucede atualmente.

“A Romênia – concluiu – é o «jardim da Mãe de Deus», como pude dar-me conta neste encontro, porque Ela é Mãe que cultiva os sonhos dos filhos, que guarda as suas esperanças, que irradia a alegria na casa. É Mãe carinhosa e concreta, que cuida de nós. Vocês são a comunidade viva e próspera, cheia de esperança, que podemos dar de prenda à Mãe. A Ela consagramos o futuro dos jovens, das famílias e da Igreja. Mulţumesc! [Obrigado!]”

 

« Voltar

FÉ E TRADIÇÃO

Programação da Romaria da Penha muda e festa passará a ter oito dias

MUDANÇAS

Sancionada lei que propõe leitura da Bíblia em escolas de Campina Grande

Veja também...

Bruna Jaeger

Super ousada, ela faz o ensaio faz quente do ano

NA PARAÍBA

Pesquisador da UFPB cria aplicativo para facilitar tratamento de crianças autistas

NA CAPITAL

Prefeito de Malta entrega autorização das doações da população ao Hospital Laureano