Compartilhe

Segundo Ibope, Lula lidera intenção de voto entre evangélicos

Por Redação 40 Graus    Domingo, 26 de Agosto de 2018


Uma nova pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de São Paulo” e divulgada nesta terça (20), avaliou a intenção de voto para presidente da República em dois cenários distintos. Apesar de estar preso em Curitiba e inelegível, por ter sido condenado em 2ª instância, o nome ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incluído.

A pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de agosto ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios. Ela também foi dividida por sexo, idade, escolaridade, renda, região, religião e raça.

Entre os católicos, Lula lidera com 41% e Jair Bolsonaro vem em seguida, com 15%. Geraldo Alckmin aparece com 6% e Marina Silva tem 5%. Os demais têm percentuais abaixo disso.  Brancos e nulos somam 16% e os que dizem “Não sabe/não respondeu” são 6%

Já entre os evangélicos, Lula aparece com 31% e Jair Bolsonaro com 23%. Marina Silva soma 8% e Geraldo Alckmin tem apenas 5%.  Muito identificado com o segmento, Cabo Daciolo figura com 1%. Entre os entrevistados, brancos e nulos são 15% e “Não sabe/não respondeu” somam 7%.

Contraste

Cerca de um terço da população brasileira é formada por evangélicos. Segundo o Ibope, são pelo menos 27% dos eleitores do país. Historicamente, o segmento tende a apoiar candidatos que se identificam com as bandeiras conservadoras defendidas pela maioria.

No final de julho, o Instituto Idea Big Data propôs, a pedido da revista Veja, fez uma pesquisa eleitoral focada especificamente na intenção de votos entre o público evangélico. O contraste com os números do divulgados pelo Ibope é grande.

Entre os pentecostais, Jair Bolsonaro tem 25% da preferência, Lula tem 24% e a ex-ministra Marina Silva (Rede) – fiel da Assembleia de Deus – 13%. Brancos e nulos são 9% e indecisos, 8.

Junto aos batistas, Bolsonaro tem 28% dos votos, 22% do petista e 13% optam por Geraldo Alckmin (PSDB). Brancos e nulos são 10% e indecisos somam 9%.

Outras vertentes (protestantes históricos, neopentecostais etc) mostram Bolsonaro com 31%, Lula com 26% e Marina, 7%, Ciro Gomes (PDT), com 6%. Brancos e nulos somam 17% e indecisos, 5%.

Os dados divulgados pelo Ideia Big Data têm margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os dias 20 e 23 de julho foram ouvidos 2.036 eleitores, que vivem entre 134 municípios do país.

« Voltar

INTOLERÂNCIA

Por seguir a Jesus, mãe e filha são queimadas com água fervente

INTOLERÂNCIA

No México, famílias ficam sem água por serem cristãs: 'Não queremos vocês aqui'

Veja também...

NO SERTÃO

Debate na Câmara de Patos trata sobre autismo com foco na saúde de quem cuida

DELÍCIAS

Guia do pudim de leite condensado perfeito; saiba como fazer

MUDANÇAS

Supremo permite foto com traje religioso em documento