Compartilhe

Arqueólogo diz ter encontrado a casa da infância de Jesus Cristo, em Nazaré

Por Guia me    Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020


Um pesquisador britânico afirma ter encontrado a casa onde Jesus Cristo passou infância, após 14 anos estudando uma antiga residência do século I localizada sob o Convento das Irmãs de Nazaré, um mosteiro católico em Israel. 

A casa de pedra e argamassa, que foi descoberta pela primeira vez na década de 1880, foi parcialmente cortada em uma encosta de calcário por um artesão habilidoso — provavelmente José, pai de Jesus, segundo o professor Ken Dark, um arqueólogo da Universidade de Reading, na Inglaterra.  

As freiras do convento acima empreenderam as escavações até a década de 1930, na crença de que abaixo estava localizado o lar de infância de Jesus. Elas tinham como base a afirmação de um famoso estudioso da Bíblia, Victor Guérin, em 1888, mas nunca encontraram qualquer prova.  

Mais trabalhos de escavação ocorreram no local entre 1936 e 1964 por um padre jesuíta, mas foi “quase esquecido pelos estudiosos”, até que o professor Dark iniciou um novo projeto em 2006. 

Ele publicou um artigo em 2015 com base nas descobertas iniciais do site, sugerindo que esta era a casa de Maria e José. Mais tarde, uma análise confirmou que o local remonta ao século I, reforçando a ideia de que era de fato a casa de Jesus. 

José é conhecido por ter sido carpinteiro, mas também foi referido no Novo Testamento como “tekton”, termo grego usado para artesãos que construíam casas. 

A casa era provavelmente composta por um pátio, salas de estar e despensa, além de um terraço para atividades domésticas externas. Uma escada cortada na rocha próxima a uma das paredes levava a um segundo andar.

“Ficou claro que quem construiu a casa tinha um ótimo conhecimento do trabalho com pedra. Isso certamente é o que poderíamos esperar da casa de um tekton (o termo usado para José nos Evangelhos) que, embora geralmente traduzido como carpinteiro, na verdade significa um artesão associado à construção”, disse Dark ao site britânico Daily Mail.


Casa do século I com uma das paredes talhadas na rocha. (Foto: Ken Dark)

O local onde hoje é encontrado o convento teria sido ocupado no início do primeiro século d.C., ou possivelmente no final do primeiro século a.C. 

Após a morte de Jesus e a disseminação do cristianismo, uma igreja-caverna foi construída na colina adjacente à casa do primeiro século, por volta do século IV. Outra igreja maior teria sido construída no século V, acima da casa do primeiro século e da igreja-caverna.  

O Convento das Irmãs de Nazaré está situado no centro da Nazaré dos dias modernos, numa rua lateral próxima à famosa Basílica da Anunciação, construída no local onde o anjo teria dito a Maria que ela daria à luz Jesus.

Para Dark, isso sugere por que a igreja do século V sobre a “casa de Jesus” foi considerada “tão importante”. Ele sugere que os construtores de igrejas da época sabiam que havia alguma tradição relacionada a esta casa do primeiro século.

“Nada disso, é claro, prova que a casa do primeiro século era aquela onde Jesus foi criado, mas fortalece consideravelmente o caso, já que foi relatado pela primeira vez em 2015”, disse o arqueólogo.

O projeto é detalhado pelo professor Dark em seu novo livro “Convento das Irmãs de Nazaré: um local do período romano, bizantino e cruzado no centro de Nazaré” (“The Sisters of Nazareth convent: A Roman-period, Byzantine and Crusader site in central Nazareth”, no original em inglês).

« Voltar

CONSTATAÇÃO

Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus

POLÊMICA

Batistas do Reino Unido rejeitam união entre pessoas do mesmo sexo

Veja também...

SUCESSO

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

TRISTEZA

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

ESTATÍSTICAS

Pesquisa Datafolha sobre anistia mostra o tamanho exato do bolsonarismo no país