Compartilhe

Livro sobre Fundamentos da Reforma Protestante será lançado domingo

Por Assessoria    Sexta-Feira, 31 de Agosto de 2018


Como relacionar os principais fundamentos do movimento reformista cristão ocorrido no século 16, aprender um pouco da história e de teologia e, ainda, fortalecer a fé nas diversas áreas da vida do casal? Essa foi uma das sacadas do livro ‘Casamento em Reforma: cinco fundamentos eternos para o sucesso conjugal’, do pastor e coordenador do Núcleo Comunitário da Cidade Viva, Saulo Duarte Ribeiro, que será lançado neste próximo domingo (2), no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa, durante as três celebrações (9h30; 16h e 19h).

Historiador e doutorando em Ciências da Religião e Teologia, Saulo transformou um tema complexo da Reforma Protestante em um texto simples e esclarecedor nos onze capítulos do livro, centrando nas chamadas ‘Cinco Solas’, frases latinas que apontam para algumas distinções entre as teologias protestante e católica romana, sintetizadas pela Reforma Protestante de 1517. Contudo, as cinco ‘solas’ (do latim somente): Sola fide (somente a fé); Sola Scriptura (somente as Escrituras); Solus Christus (Somente Cristo); Sola gratia (Somente a Graça) e Soli Deo gloria (Glória somente a Deus) serviram de base para apontar outras ‘reformas práticas’ na vida cristã do século 21, no caso o matrimônio. “O livro é voltado, inicialmente, para a busca da reforma em casamentos que se encontram fragilizada, mas também em casamentos que estão bem-sucedidos, pois reforma costuma servir para aperfeiçoar o que já existe, seja melhorando o que funciona bem, seja restaurando o que está à beira do colapso”, esclarece o autor em seu primeiro livro pela editora Multiforme Tecnologia Educacional.

Como surgiu o livro – Saulo lembra que o livro nasceu por meio de estudos escritos para jovens casais da Cidade Viva, que se reúnem em conexões (grupos pequenos) semanalmente para fortalecerem a fé e o matrimônio. “Como havia carência dos casais jovens da igreja sobre a história de nossa teologia e dos conceitos fundamentais para a fé cristã, decidi revisitar as solas da Reforma Protestante numa linguagem mais acessível, mas voltada para uma reflexão prática dos casais. Os estudos foram ampliados e transformados em livro. A obra não faz crítica às outras religiões, mas centra críticas ao ‘ser religioso’, que transforma a sua fé em meio de barganha ou como apenas uma expressão dogmática e simbólica e não em questões práticas para uma mudança de vida e de direção. O cristianismo do século 16 estava deturpado e os cristãos na época estavam lidando com a sua fé e a religião dissociado das Escrituras, por isso houve aquela indignação vinda do movimento reformista cristão. A tentativa do livro é justamente mostrar os cinco elementos fundamentais da fé cristã bíblica como base para uma reforma ou aperfeiçoamento da vida do casal com questões práticas, mas baseada em fundamentos sólidos das Escrituras”, resume.

Renda do livro será destinada para ações na África – Toda a renda obtida com o livro ‘Casamento em Reforma: cinco fundamentos eternos para o sucesso conjugal’, que será lançado neste domingo durante as três celebrações no Centro de Convenções Cidade Viva (Campus Aeroclube), será revertida para o ‘Projeto Cidade Viva-África’. Como o livro será vendido pela Livraria Sementes, pioneira no Nordeste em conceito e visão social. É a primeira organização com intenção 100% social dos seus lucros. O lucro da revenda de todos os produtos da Sementes tem sido revertido para a República de Guiné-Bissau, um dos países africanos mais pobres daquele continente. O livro será mais um dos produtos que vai reverter os investimentos nas áreas sociais como educação, saúde e de desenvolvimento econômico sustentável..

Sobre o autor – O pastor e coordenador do Núcleo Comunitário da Cidade Viva, Saulo Duarte Ribeiro, é casado há oito anos com Sabrina Guimarães Ribeiro e pai de Daniel e de Pedro. É formado em História, tem mestrado em Ciências das Religiões e Teologia e, atualmente, cursa o doutorado na UFPB onde estuda as teologias protestantes e a influência delas na transformação social. ‘Casamento em Reforma: cinco fundamentos eternos para o sucesso conjugal’ é o seu primeiro livro no mercado editorial, mas Saulo já está preparando a sua segunda obra, que será publicada pela editora Mundo Cristão, no início do próximo ano.

« Voltar

INTOLERÂNCIA

Por seguir a Jesus, mãe e filha são queimadas com água fervente

INTOLERÂNCIA

No México, famílias ficam sem água por serem cristãs: 'Não queremos vocês aqui'

Veja também...

VIOLÊNCIA

[VÍDEO] Jovem armado é executado por dupla com cerca de 16 tiros no bairro 7 Casas, em Patos

NO SERTÃO

PRF e SEFAZ-PB apreendem dois caminhões com cargas sem nota fiscal em São Mamede

INVESTIGAÇÃO

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética