Compartilhe

Pesquisadores dizem ter encontrado rota usada por Moisés no Êxodo

Por Gospel Prime    Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019


Especialistas da Fundação de Pesquisa Doubting Thomas (Tomé, o Incrédulo em tradução livre), há anos fazem estudos históricos investigando as evidência dos relatos bíblicos. Eles acreditam que finalmente descobriram evidências do caminho percorrido durante o Êxodo dos judeus do Egito para a Terra Prometida.

Liderados por Ryan Mauro, eles viajaram para a Arábia Saudita três vezes, coletando dados e fazendo registros em um local que tem acesso restrito, mas que tem sido apontado há décadas como a verdadeira localização do Monte Sinai.

“O que encontrei lá foi simplesmente incrível. Eu não podia acreditar que havia todas essas evidências do Êxodo e quase ninguém fora dessa região estava ciente disso”, explicou Mauro, que é cineasta.

O Livro de Êxodo fala sobre a saída dos judeus da escravidão no Egito, o cruzamento do Mar Vermelho e sua jornada pelo deserto. Um dos locais mais significativos na narrativa é o Monte Sinai, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos.

Historicamente, a localização deste monte é associada com a península do Sinai, no Egito. Anualmente, milhares de peregrinos o escalam para visitar o que se acreditam ser o local onde Deus se revelou pela primeira vez a Moisés.

Contudo, existem vários estudiosos que apontavam para Jabal al Iawz, conhecido como “outro monte Sinai”, localizado a mais de 160 quilômetros a leste do golfo de Aqaba, que separa a península do Sinai da Arábia Saudita.

Possível trajetória do Povo de Israel

 

“Depois de três viagens à Arábia Saudita, estou plenamente convencido de que os judeus entraram na antiga terra de Midiã quando fugiram da escravidão no Egito”, destaca Mauro, informando que existem provas de que Moisés conduziu o povo através do golfo de Aqaba, a leste da península do Sinai. Naquele local, a travessia teria cerca de 12 quilômetros de largura, com uma profundidade superficial de apenas 33 metros.

“Levará algum tempo para trazer essa teoria alternativa para a historiografia tradicional, mas acredito que nosso trabalho vai mudar seriamente o cenário sobre esse assunto”, defende o estudioso.

Ele está relançando um documentário intitulado “Encontrando a Montanha de Moisés”, onde mostraria “evidências arqueológicas inegáveis” de sua localização na Arábia Saudita.

 

 

 

 

 
« Voltar

INTOLERÂNCIA

Por seguir a Jesus, mãe e filha são queimadas com água fervente

INTOLERÂNCIA

No México, famílias ficam sem água por serem cristãs: 'Não queremos vocês aqui'

Veja também...

NA PARAÍBA

Homem é preso por oferecer drogas e abusar de criança de 11 anos

NOVIDADES

'Guerra Civil', com Wagner Moura e Kirsten Dunst, estreia nos cinemas da Paraíba

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa