Compartilhe

Papa Francisco convoca bispos para prevenção do abuso sexual

Por G1    Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2018


O Papa Francisco está convocando os bispos de todas as conferências episcopais de todo o mundo para uma cúpula em fevereiro para discutir a prevenção do abuso sexual de clérigos e a proteção de menores.

“O Santo Padre Francisco, depois de ouvir o Conselho dos Cardeais, decidiu convocar uma reunião com os Presidentes das Conferências Episcopais da Igreja Católica sobre o tema da ‘proteção de menores'”, diz o comunicado do Vaticano.

Segundo a agência Associated Press, a reunião, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro, é a primeira desse tipo e sinaliza uma percepção nos níveis mais altos da Igreja de que o abuso sexual clerical é um problema global e não restrito ao mundo anglo-saxão, como muitos líderes da igreja insistem em dizer.

Os conselheiros cardeais-chave de Francisco anunciaram a decisão na quarta-feira (12), quando o mais recente capítulo de escândalo de encobrimento da Igreja Católica ao abuso sexual colocou o seu papado em crise.

O papado de Francisco foi sacudido por acusações de ter reabilitado um cardeal americano das sanções impostas pelo papa Bento XVI por ter molestado e assediado seminaristas adultos.

Encontro com bispos americanos

O Papa Francisco receberá na quinta-feira (13) os principais bispos americanos em meio ao escândalo sobre os abusos sexuais cometidos por membros do clero, e depois das acusações contra o pontífice de ter protegido um cardeal americano.

A publicação em meados de agosto de um volumoso relatório sobre os abusos cometidos na Pensilvânia por membros do clero, junto com a renúncia em julho do cardeal americano Theodore McCarrick, suspeito de praticar abusos sexuais contra seminaristas e sacerdotes, abalaram a Igreja Católica americana e revelaram profundas divisões entre bispos, alguns dos quais criticaram abertamente o papa.

« Voltar

PREOCUPANTE

Augusto Cury fala sobre cristãos que sofrem depressão: 'há muito preconceito'

DÚVIDA

Revista chama história de Moisés de 'farsa de proporções bíblicas'

Veja também...

EM FLAGRANTE

Polícia prende em Alagoas chefe de organização criminosa da Paraíba

DESCASO TOTAL

Briga entre secretário de Agricultura de Patos e gerente do Matadouro vai parar nas redes sociais

TRAGÉDIA NA ESTRADA

Estudante de Patos morre em acidente de carro entre Teixeira e Brejinho