Compartilhe

Ignorada por Bolsonaro, TV católica vai atrás de PT e PSDB

Por UOL    Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020


Em junho passado o "Estadão" mostrou com exclusividade que uma "liga" de TVs católicas havia iniciado um movimento para oferecer apoio ao presidente Jair Bolsonaro. À frente dessa "liga" estava a Rede Vida, maior TV católica do país e a quarta maior rede do país.

Relacionadas Xuxa tem até sexta para dizer se fica ou não na Record Após 20 anos, Leila Cordeiro volta ao vídeo e à televisão Canais Telecine abrem amanhã sinal para toda a TV paga Seu presidente, João Monteiro de Barros, chegou a declarar que Bolsonaro era "a grande esperança" e cobrou "investimentos" do governo (leia-se gastos publicitários) em sua emissora. 

Foi oferecido apoio em uma "live" com Bolsonaro, e que contou com a participação da Vida e um punhado de outras emissoras católicas. Não foi uma tática coletiva das TVs católicas, porém. A TV Aparecida, por exemplo, não endossou e tampouco participou da manobra. 

Os midiáticos se deram mal duas vezes: primeiro foram desautorizados por lideranças da própria Igreja Católica a falar em nome dela; a manobra caiu mal junto aos próprios fiéis. Além disso a iniciativa não vingou dentro do próprio governo, pois foi bombardeada por parlamentares da bancada evangélica no Congresso. Líderes evangélicos (muito ouvidos por Bolsonaro) também passaram a atacar a proposta. Lembraram que, historicamente, essas emissoras apoiaram os petistas, entre outras coisas. 

Monteiro de Barros e outros daquele grupo acabaram entendendo que do governo do "terrivelmente evangélico" Bolsonaro não deve sair nada, então eles passaram a planejar o próprio futuro. Barros, com o apoio de Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro dos governos Lula, tem se reunido com lideranças petistas e do PSDB nas últimas semanas. 

Seu objetivo? Ampliar não só a Rede Vida, mas também a Rede Vida Educação —emissora dedicada ao ensino a distância (pela TV). O único problema é que tanto PT como PSDB estão fora do poder e hoje têm pouca influência no sentido de obter os "investimentos" que ele tanto precisa. Trata-se de mais um "plot twist" (reviravolta) na política —e na televisão— brasileira. 

Nesse caso, parece que causado por desespero. 

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Vereador Josmá é mais atacado em grupo bolsonarista e usa termo chulo considerado pornográfico

ELEIÇÕES 2024

PDT de Patos se reúne com Executiva Estadual para planejar reconstrução da legenda

Veja também...

REALIDADE

Influencer paraibana Luana Kazaki mostra 'corpo real' para estimular treinos

NA BERLINDA

No CNJ, Moro enfrenta hoje novo julgamento que pode levar a processo criminal

IRREGULARIDADES

Saiba as irregularidades de magistrados da Lava Jato afastados pelo CNJ