Compartilhe

Câmara de Patos será obrigada a aprovar nova alíquota previdenciária dos servidores municipais

Por Redação 40 Graus com Valor Econômico    Sexta-Feira, 5 de Junho de 2020


Os vereadores da Câmara Municipal de Patos começaram a discutir o Projeto de Lei do Executivo que altera o artigo 59 da Lei 3.445/2005 que trata do novo percentual de contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais.

A reforma da Previdência, promulgada em novembro do ano passado, determina que estados e municípios aumentem as alíquotas de contribuição cobradas de servidores públicos.

O efeito cascata foi instituído na Reforma da Previdência. Os governos estaduais e municipais têm até o fim de julho de 2020 para definir em pelo menos 14% as alíquotas de contribuição de seus regimes próprios de previdência social (RPPS). Trata-se do mesmo patamar que passará a ser praticado pela União após a reforma da Previdência.

Segundo o secretário-adjunto de Previdência, Narlon Gutierrez Nogueira, muitos entes ainda têm uma alíquota de contribuição de 11%, percentual máximo que era praticado antes da reforma no caso de servidores federais. Pela portaria publicada hoje, nenhum ente federativo poderá ter alíquota inferior aos 14% praticados pela União.

A alíquota mínima é 14%, mas os gestores podem adotar o modelo progressivo da União, com contribuições que variam de 7,5% a 22%, a depender do salário do servidor. “Nossos servidores já perderam muitos direitos e a câmara não vai aceitar esse aumento de contribuição”, ressalvou a vereadora Lucinha Peixoto do PC do B.

A verdade é que assim como já aconteceu com os servidores estaduais, os municipais estão sujeitos a mesma regra, sendo os vereadores obrigados a aprovarem a lei.

Estados, municípios e Distrito Federal terão até 31 de julho para aprovar as novas alíquotas. Caso contrário, estão sujeitos a não receberem o certificado de regularidade previdenciária, o que implica não receberem repasses de transferências voluntárias como as promovidas por meio das emendas orçamentárias solicitadas por parlamentares ao Poder Executivo.

A portaria também estabelece o prazo de 31 de julho para que seja transferida do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o ente federativo a responsabilidade pelo pagamento dos benefícios de incapacidade temporária para o trabalho, salário-maternidade, salário-família e auxílio-reclusão.

O prazo foi fixado pela Portaria nº 1.348 publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos

ELEIÇÕES 2024

Google proíbe publicidade política para as eleições 2024

Veja também...

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos