Compartilhe

MPF dá novo parecer pela continuidade do afastamento de Dinaldo Filho da Prefeitura de Patos

Por Redação 40 Graus com Patosonline    Domingo, 8 de Dezembro de 2019


O Ministério Público Federal (MPF), através do subprocurador-Geral da República, Nívio de Freitas Silva Filho, posicionou-se pela permanência do afastamento do prefeito do Município de Patos, Dinaldo Medeiros Wanderley Filho (PSDB), em parecer emitido na última quinta-feira, dia 05.

O MPF atende ao pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que se posicionasse sobre o Habeas Corpus impetrado pelos advogados de Dinaldo pedindo seu retorno ao cargo. Os advogados contestam a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB) que determinou o afastamento do prefeito após investigações do Ministério Público Estadual desde o dia 14 de agosto de 2018.

Os advogados entraram com um Habeas Corpus substitutivo, com pedido de liminar, para que fosse reconhecida a ilegalidade e abusividade da perpetuação de cautelares impostas a Dinaldo Filho, que o impedem o direito de ir e vir, bem como caça os direitos políticos diante do mandato garantido via eleições democráticas.

A Ação também contesta a legitimidade do TJ diante do caso de afastamento. Os advogados entendem que o caso deveria ser de competência da Justiça Eleitoral.

No parecer, o MPF reconhece a gravidade das ações criminosas praticadas pelo gestor afastado e, assim sendo, fundamenta a necessidade de que Dinaldo continue fora do cargo de prefeito de Patos para não vir a praticar estes.

Em seu parecer, Nívio de Freitas Silva Filho fez referências a decisão do Ministro Félix Fischer que, no dia 06 de novembro de 2018, afirmou que as medidas cautelares são adequadas ao caso, pois, supostamente, o prefeito afastado Dinaldo Wanderley faz parte de uma organização criminosa especializada na fraude de licitações e no desvio do dinheiro público e que, por esse motivo, deve permanecer afastado para não reiterar o delito.

arquivo parecer MPF STJ DINALDO.pdf

 

« Voltar

PL Jovem racha com executiva do partido em Patos, ataca Josmá e apoiará reeleição de Nabor

LUTO

Vereador Nandinho lamenta morte de Zé Moraes em Patos

Veja também...

SEM CULPA

Gracyanne diz que não sente culpa pelo fim do casamento com Belo

NO SERTÃO

Identificados os dois estudantes que morreram em trágico acidente entre São Bento e Paulista

TRAGÉDIA

[VÍDEOS] Van com estudantes bate em retroescavadeira e mata duas pessoas entre São Bento e Paulista