Compartilhe

Datafolha: 69% dos brasileiros estão totalmente decididos em quem votar para presidente

Por G1    Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022


Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 69% dos eleitores brasileiros já estão totalmente decididos a votar no candidato que escolheram na eleição presidencial deste ano.

Já o número de entrevistados que dizem que o voto ainda pode mudar é de 30%.

A pesquisa Datafolha foi feita de modo presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, as mulheres estão mais indecisas que os homens (33% contra 27%). Quando observada a faixa etária, os mais indecisos são os jovens — entre 16 e 24 anos —, com 45% do eleitorado sem certeza em quem vai votar. Os mais decididos são aqueles com 60 anos ou mais (22% ainda não decidiram).

Quando analisada a escolaridade, os eleitores que têm somente ensino fundamental estão mais decididos que os demais: somente 24% ainda podem mudar de voto, enquanto 35% dos entrevistados com ensino superior ainda não se decidiram.

 

Eleitores de Lula e Bolsonaro estão mais decididos

 

De acordo com o Datafolha, os apoiadores do ex-presidente Lula são os mais decididos (78% do total), seguido pelos eleitores de Bolsonaro (75%). Dos que pensam em votar em Ciro, 63% dizem que ainda podem mudar de voto.

A porcentagem de entrevistados que disse que vai votar em um candidato porque ele é o ideal é de 57%. O número é maior entre os apoiadores de Lula (65%) e os de Bolsonaro (58%).

Outros 42% dizem que irão votar no escolhido porque não há opção melhor e 1% não soube responder. A taxa é maior entre os apoiadores de Ciro (69%) e de Simone Tebet (MDB) (71%).

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Vereador Zé Gonçalves recebe convite e pode ir para o PSB

ELEIÇÕES

De 1986 a 2022: Paraíba elegeu 100% dos senadores com histórico familiar na política

Veja também...

EM BAIXA

Governo Lula prepara Medida Provisória que poderá reduzir conta de luz em 3,5% em 2024

NO SERTÃO

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores de Condado

NO SERTÃO

Polícia prende 4 envolvidos em tentativa de latrocínio contra empresário de São Mamede; líder é procurado