Compartilhe

Pardal registra 1.365 denúncias nas eleições 2018

Por Correio da Paraíba    Domingo, 4 de Novembro de 2018


Durante as eleições deste ano, o aplicativo Pardal do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) 1.365 denúncias de irregularidades na campanha em 103 dos 223 municípios paraibanas.

A ocorrência mais comum foi a relacionada a propaganda eleitoral em formato ou local proibidos, seguida por outras práticas de irregularidades, crimes eleitorais e uso da máquina pública.

As denúncias foram recebidas por meio do aplicativo (app), pela Ouvidoria do TRE-PB, pré-analisadas e 516 delas, com indícios de irregularidades foram encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral. Outras 615 foram arquivadas.

De acordo com a juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, que também é Ouvidora do TRE-PB, das 1.365 denúncias recebidas, 639 foram relativas à propaganda irregular; 277 relativas a crimes eleitorais; 168 por uso da máquina pública; 92 por compra de votos; oito por doações e gastos eleitorais e 181 de outros assuntos.

A magistrada destacou que nas eleições deste ano o uso do Pardal foi bastante eficaz para aproximar o eleitor da Justiça Eleitoral e proporcionar que eles participassem ativamente do processo.

“A ouvidoria Eleitoral foi intensamente procurada pelos eleitores e pudemos filtrar e dar o tratamento adequado a cada relato recebido. Isso se reflete no clima tranquilo que foi a nota dominante destas eleições, em particular, nas semanas que antecederam o segundo turno da Presidencial”, comentou.

Michelini Jatobá disse ainda, que cada vez mais acostumados ao uso de plataformas digitais de comunicação no seu dia-a-dia, as pessoas não tiveram dificuldade no uso do nosso aplicativo. “Prevemos que o seu aperfeiçoamento e a intensificação de seu uso, junto com outros recursos tecnológicos, será a marca característica da atuação da justiça eleitoral nas eleições futuras”, declarou.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

PSDB de Patos traça metas e pretende eleger 3 vereadores em 2024

NA TRIBUNA

Francisca Motta cobra agilidade em projeto de estrada alternativa para a Serra de Teixeira

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares