Compartilhe

Justiça Eleitoral realiza treinamento de mesários neste final de semana em Patos

Por Assessoria    Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018


Mesários são os grandes atores do processo eleitoral que garantem a materialização da cidadania e proporcionam a legitimação do processo eleitoral. Como em todas as eleições, são repassadas orientações aos mesários sempre com algumas novidades advindas do TSE.

O treinamento dos 219 mesários convocados da 65ª Zona que compreende os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Salgadinho, Santa Teresinha e São José do Bonfim terá início no sábado, dia 15 de setembro de 2018, no horário das 08:00 às 12:00, na Câmara Municipal de Salgadinho com participação dos presidentes, 1º mesários e secretários das seções eleitorais de Salgadinho e Areia de Baraúnas e no turno da tarde, no horário das 14:00 às 18:00 horas, na Câmara Municipal de Passagem com participação dos mesários de Passagem e Cacimba de Areia.

Finalizamos o treinamento dos mesários no domingo dia 16 de setembro, no horário das 08:00 às 12:00, na Câmara Municipal de Santa Teresinha e a tarde no horário das 14:00 às 18:00 horas, na Câmara Municipal de São José do Bonfim.

A entrega dos materiais aos presidentes das seções eleitorais será realizada no Fórum Eleitoral, situado na Avenida Rio Branco, nº 455, Brasília na sexta-feira dia 28, no horário das 07:00 às 14:00 horas e no final de semana, dias 29 e 30 de setembro de 2018, no horário das 08:00 às 17:00 horas. Foram realizadas transferências de alguns locais de votação da 65ª Zona, em razão da realização de reformas em alguns locais que não seriam concluídas antes das eleições e, como também, visando uma melhoria das seções para receber os eleitores no dia do pleito.

No município de Santa Teresinha as seções 103, 104, 105, 106, 107 e 108 que funcionavam na Escola Estadual de Ensino fundamental Professor João Noberto passarão a funcionar na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Soares de Almeida. As seções 109 e 110 que funcionavam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor João Noberto passarão a funcionar na Escola Municipal Santa Teresinha.

Em São José do Bonfim as seções 127, 128, 195 e 232 que funcionavam no Grupo Escolar de São José do Bonfim passarão a funcionar no Colégio Municipal Humberto Lucena. Por fim em Passagem as seções 13 e 141 que funcionavam na Escola Municipal de 1º Grau José Braz do Nascimento passarão a funcionar na Escola Municipal Maria Bernadete Albuquerque da Costa.

Apesar dos votos brancos e nulos tratarem de uma opção para os eleitores que não querem escolher nenhum dos candidatos, não tem nenhuma influência no processo eleitoral e também não podem cancelar as eleições.

O boato sobre o cancelamento do pleito, recorrente em época de eleições, pode ter sido originado a partir de uma interpretação equivocada do Código Eleitoral. Principalmente, por isso, a importância do voto, porque se o eleitor preferir votar branco ou nulo ou ainda não comparecer às urnas ele não estará contribuindo em nada com o processo democrático, além de facilitar a ascensão de políticos corruptos ao poder, tendo em vista que o eleitor, caso não compareça, ficará ainda em débito com a justiça eleitoral. Por isso eleitor não deixe de comparecer às urnas e use seu direito de escolher seus representantes, de forma consciente e livre, como deve ser em toda democracia consolidada.

« Voltar

PREÇO ALTO

Prefeito de Patos promete a empresários revisar pontos cruciais do Código Tributário

ELEIÇÕES 2018

Pesquisa Método aponta Cássio como 1ª opção de voto para o Senado

Veja também...

CONVITE

Mulher Melão aparece em foto ousada na cama e recebe proposta: 'Casa comigo'

EXUBERANTE

Luciana Vendramini capricha no carão com look supersexy

NA BERLINDA

Afastado da Federação, Nosman Barreiro volta a ser julgado pelo STJD