Compartilhe

Trabalhadores dos Correios encerram greve na Paraíba e voltam ao trabalho nesta terça

Por Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 13 de Março de 2018


Foi suspensa, em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (12), a greve dos funcionários dos Correios na Paraíba. A decisão foi tomada após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decretar a ilegalidade do movimento. O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba (Sintect-PB) ressaltou, entretanto, que os funcionários continuam em estado de greve; na prática, isso signifca que os trabalhadores podem paralisar as atividades a qualquer momento.

Com a decisão, os serviços dos Correios devem voltar a funcionar normalmente no Estado a partir desta terça-feira (13). De acordo com Husman Tavares, presidente do Sintect-PB, a classe está atenta para as decisões que possam afetar os trabalhadores. “Resolvenos tomar a decisão de suspender a greve, mas continuando em estado de greve. Outras lutas virão em breve; e sem dúvida eles [a classe política] vão querer nos tomar muito mais coisas até o final do ano”, declarou, em mensagem, aos trabalhadores.

O movimento, que havia sido deflagrado nesta mesma segunda, reivindica melhorias das condições de trabalho, o fim do pagamento de mensalidade no plano de saúde e maior efetivo de funcionários. De acordo com Husman, um dos principais motivos dos funcionários paralisarem as atividades é justamente devido às correspondências que ainda não foram entregues no Estado por falta de profissionais da categoria. “O contingente é muito pequeno e o serviço é muito. Temos menos funcionários do que tínhamos há 15 anos. O que vai atrasar as mercadorias é a falta de funcionários”, disse.

Em nota, a assessoria de comunicação dos Correios na Paraíba havia informado que “mesmo reconhecendo que a greve é um direito do trabalhador, a empresa entende o movimento atual como injustificado e ilegal, pois não houve descumprimento de qualquer cláusula do acordo coletivo de trabalho da categoria”.

Reivindicações dos funcionários dos Correios

De acordo com o presidente do SINTECT-PB, Husman Tavares, a greve deflagrada nesta segunda-feira é devido às atitudes do Governo Federal em relação ao órgão:

Falta de funcionários e grande demanda;

Retirada do plano de saúde;

Fechamento de 2 mil agências;

Privatização dos Correios.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022

Veja também...

SUCESSO

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

TRISTEZA

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

ESTATÍSTICAS

Pesquisa Datafolha sobre anistia mostra o tamanho exato do bolsonarismo no país