Compartilhe

Ex-pedreiro concilia trabalho com estudos e se torna engenheiro na Paraíba

Por G1 Paraíba    Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020


Pedreiro, mestre de obras, supervisor e assistente de engenharia. Foram muitas as funções de Adriano Caxias, até alcançar o grande sonho dele: ser engenheiro civil. Foi com dedicação que o paraibano conseguiu conciliar os estudos com a rotina de trabalho em uma construtora de João Pessoa. Agora ele é contratado como engenheiro na mesma empresa em que sempre trabalhou.

“Quem quiser crescer no pessoal e profissional, estude e seja honesto”, foi o conselho de um dos chefes de Adriano que ele decidiu seguir à risca. O engenheiro concluiu o ensino fundamental, fez o ensino médio integrado ao curso técnico em edificações e, em seguida, passou na faculdade para o curso de engenharia civil.

Quando começou a trajetória na construtora onde trabalha, começou como pedreiro. E foi naquela época, bem no início, que ele ouviu um conselho dito de um dos chefes e seguiu como orientação pra vida.

Pedreiro se tornou engenheiro civil com apoio da direção de uma construtura

 

“Iniciava às 19h na faculdade, chegava às 23h (em casa) e ia revisar os assuntos dados em sala de aula e aí ia dormir lá pra madrugada, 1h, 2h. Resumindo: três, quatro horas de sono na noite, pra retornar ao trabalho no dia-a-dia”, relembra Adriano. “Sempre tinha algumas pessoas pra me motivar, tanto na empresa, como a minha família, principalmente a minha esposa”, acrescentou.

Uma dessas pessoas que motivaram Adriano a alcançar o diploma de engenheiro foi Heber Rocha, diretor da construtora e amigo de trabalho. “É um orgulho pra mim saber que eu tive uma pequena parcela nesse desenvolvimento dele. Quando a gente lançou a revista de 15 anos (da empresa), eu coloquei uma frase na revista que seria um orgulho muito grande pra mim se um dia eu pudesse assinar a carteira dele como engenheiro. E agora, nós estamos realizando esse sonho”, contou.

Agora, além de alcançar o sonho, Adriano tornou-se inspiração para os colegas de trabalho. “Você vê do quão baixo ele veio e isso prova, não só pra mim, mas pra todos que trabalham comigo, que é possível chegar lá”, contou o ajudante de pedreiro Edson Silva. “Aqui dentro da obras, todos pra mim são iguais, simplesmente com funções diferentes”, ressaltou Adriano.

Adriano Caxias trabalha como engenheiro na mesma construtora onde trabalhou como pedreiro e mestre de obras — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Adriano Caxias trabalha como engenheiro na mesma construtora onde trabalhou como pedreiro e mestre de obras — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

« Voltar

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022

Veja também...

SUCESSO

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

TRISTEZA

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

ESTATÍSTICAS

Pesquisa Datafolha sobre anistia mostra o tamanho exato do bolsonarismo no país