Compartilhe

Cerca de 57% dos pequenos negócios da Paraíba não aceitam pagamento em cartão, diz Sebrae

Por G1 Paraíba    Domingo, 13 de Janeiro de 2019


Uma pesquisa feita pelo Sebrae indicou que cerca de 57% do pequenos empresários da Paraíba não usam máquinas de cartão em seus estabelecimentos. De acordo com o Sebrae, o percentual indicou que o uso das chamadas maquinetas ainda não são uma realidade nos pequenos negócios.

O índice da Paraíba é próximo do registrado no Brasil, quando 54% dos pequenos negócios não aceitam pagamento de débito ou crédito. As principais razões citadas pelos empresários para não trabalhar com esta modalidade de pagamento foram a de preferir outras formas de recebimento das vendas (69%), o fato de a empresa estar com baixo volume de vendas (43%) e as altas taxas de descontos e a antecipação de recebíveis (41%).

A pesquisa, realizada pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, mostrou também que a maioria dos pequenos empreendedores paraibanos que utilizam as máquinas de cartão adotou a modalidade de pagamento há cerca de um ou dois anos, correspondendo a 32% do total dos empresários que adotaram as maquinetas.

Logo em seguida, cerca de 29% dos pequenos empresários, usam as máquinas de pagamento em débito e crédito há cinco anos ou mais. Outros 23% estão com a modalidade de pagamento no cartão há menos de seis meses.

Para esses pequenos empresários, os maiores benefícios conquistados foram a satisfação do cliente (83%), o aumento da segurança (74%), o crescimento do faturamento (62%) e do volume de vendas (53%).

A pesquisa realizada com os micro e pequenos empresários da Paraíba também traz informações sobre o comportamento do consumidor no que diz respeito a procura por descontos. Conforme 70% dos entrevistados, seus clientes sempre pedem desconto para compras com pagamento à vista. Outros 14% disseram que isso acontece às vezes, enquanto 16% relataram que os clientes nunca solicitam o desconto.

« Voltar

MAIS SAÚDE

Ovo na dieta: entenda a relação com o colesterol e qual o 'limite' de consumo por dia

NA PARAÍBA

Patos cadastra vendedores para São João 2024; veja cronograma

Veja também...

CULTURA

Escritor paraibano lança livros infantis sobre educação antirracista e defesa dos povos originários

MUDANÇAS

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 2 salários

NO SERTÃO

Operação em Patos resultou na prisão de sete homens suspeitos de integrar grupo criminoso