Compartilhe

Exame pode prever se você vai morrer nos próximos 10 anos

Por METRÓPOLES    Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019


O que você faria se descobrisse que só tem mais uma década de vida? Pesquisa feita pelo Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha, deu origem a um exame de sangue capaz de prever as suas chances de morte nos próximos 10 anos. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Os pesquisadores analisaram 44 mil indivíduos com idades entre 18 e 109 anos e detectaram 14 biomarcadores metabólicos no sangue que podem influenciar o risco de morte de uma pessoa.

Os biomarcadores estudados relacionam-se com diversas áreas da saúde. Imunidade, controle da glicose, inflamação e gordura circulando no organismo são alguns deles. Atualmente, a previsão de expectativa de vida é feita com base em fatores como pressão arterial e níveis de colesterol.

Os participantes foram acompanhados por período entre 2 e 16 anos. Primeiro, os cientistas mapearam o risco de morte dos voluntários com base em “fatores convencionais”, ou seja: índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, colesterol, consumo de álcool e tabagismo, bem como qualquer diagnóstico de câncer ou doença cardíaca.

Em seguida, a equipe médica pontuou o risco de mortalidade dos participantes de acordo com os biomarcadores desenvolvidos no novo exame de sangue. O teste conseguiu acertar em 83% dos casos de voluntários que faleceram durante a pesquisa (5.512 pessoas).

A ideia, de acordo com os cientistas, é que o exame oriente tratamentos de pacientes frágeis demais para passar por cirurgia, por exemplo. O teste não está disponível para uso, mas os pesquisadores estão otimistas em relação aos rumos do estudo.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022

Veja também...

ENTRANDO

Fla tem quase R$ 100 mi a receber em 2024 por vendas de outros anos

PAULISTÃO

Endrick leva Palmeiras à final em noite pouco inspirada do time

MAIS AÇÕES

Secretaria de Assistência Social de São José do Bonfim entrega Kits de Alimentos da Semana Santa