Compartilhe

'Não brinquem disso', alertam pais de menina que morreu durante brincadeira em escola em 2019 no RN

Por G1    Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2020


As aulas da turma de Emanuela Medeiros começaram na última segunda-feira (17) na Escola Municipal Antônio Fagundes, em Mossoró, mas a adolescente não estava lá. Ela morreu aos 16 anos em novembro do ano passado depois de bater a cabeça no chão ao cair durante uma brincadeira na escola. Três meses após a tragédia, os pais da jovem falam da dificuldade que ainda enfrentam para tocar a vida sem a filha. "Muita saudade", resumiram, emocionados, Manoel da Costa e Maria Rita.

A "brincadeira" que vitimou Emanuela é conhecida como "roleta humana" e viralizou em vídeos que circulavam na internet à época. Durante uma espécie de cambalhota, a adolescente caiu e bateu a cabeça no chão. Ela teve traumatismo craniano.

Na semana passada, com o início deste ano letivo, novos vídeos em que adolescentes aparecem brincando de derrubar uns aos outros no chão dentro de escolas começaram a circular nas redes sociais e a preocupar pais e mães. Especialistas ouvidos pelo G1 alertaram para os riscos.

Desta vez, a prática, que também envolve três pessoas, ficou conhecida como "desafio da rasteira" ou "desafio quebra-crânio".

A repercussão dos vídeos fez com quem profissionais e entidades se manifestassem. A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitiu uma nota alertando pais e educadores sobre o perigo de lesões irreversíveis ao crânio e à coluna vertebral.

"A vítima pode sofrer danos no desempenho cognitivo, fratura de vértebras, perder movimentos do corpo e até morrer", diz o comunicado.

Preocupados, os pais de Emanuela fazem um apelo: "Pedimos aos adolescentes que não participem dessa brincadeira, não brinquem disso. Isso pode matar".

Morte após 'brincadeira'

Três meses após a morte de Emanuela, os pais da adolescente falam da saudade e do vazio. "Lembro dela a todo momento. É muita saudade”, conta o pai. A mãe diz que também sente falta da filha no cotidiano da casa. "Ela me ajudava muito. O coração tá apertado, muita tristeza."

Emanuela cursava o 9º na Escola Municipal Antônio Fagundes, em Mossoró, Oeste potiguar. Depois do acidente, foi internada no dia 8 de novembro e teve a morte confirmada no dia 11. Em 2020, cursaria o 1º ano do ensino médio – ela planejava ser enfermeira.

Dona Maria Rita conta que, depois da queda, o diretor da escola levou a adolescente para a casa dela, para que buscasse os documentos e fosse ao hospital em seguida.

A mãe recorda: "Ela falou comigo, disse que estava com dor de cabeça. Quando entramos no carro para ir ao hospital, não falou mais. No hospital eu passei o dia chamando por ela".

Seu Manoel lembra que estava no centro da cidade pagando contas quando recebeu a ligação do filho, informando que Emanuela estava internada. "Saí correndo. Cheguei lá e ela não tinha reação. Eu disse à médica 'doutora, tenho certeza que minha filha não está mais viva'", relata o pai.

Ele alerta: "Peço aos diretores e professores que tenham atenção com esse tipo de brincadeira. Quero alertar também a cada pai que converse com os seus filhos. O que aconteceu com minha filha pode acontecer com qualquer filho".

« Voltar

PREOCUPANTE

Paraíba já tem quase 10 mil casos notificados de arboviroses em 2024

EM VITÓRIA

Advogado é preso após matar vizinho em troca de tiros por causa de cachorro

Veja também...

ABSURDO

Amontoado de fios de operadoras na Rua Floriano Peixoto causa risco à população de Patos

SEM CULPA

Gracyanne diz que não sente culpa pelo fim do casamento com Belo

NO SERTÃO

Identificados os dois estudantes que morreram em trágico acidente entre São Bento e Paulista