Compartilhe

Procon Patos abre Semana do Consumidor com fiscalizações da Semana da Páscoa

Por Assessoria PMP    Terça-Feira, 13 de Março de 2018


Nesta manhã de terça-feira, dia 13 de março, a Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCON-Patos) realizou a abertura da Semana do Consumidor no município. Em função desta data, o PROCON deu início a uma série de fiscalizações e autuações nos estabelecimentos que comercializam produtos relativos à Páscoa.

A medida tem o objetivo de remover das prateleiras produtos que estejam sem data de validade ou que tenham ultrapassado o prazo de consumo. Durante toda a semana, o PROCON irá fiscalizar restaurantes, supermercados, mini boxes e demais estabelecimentos que vendem produtos que são consumidos durante a Páscoa. A fiscalização teve início no bairro da vitória e se estenderá pelos demais bairros da cidade.

Segundo o Chefe de Fiscalização e Autuação do PROCON, Vinícius Medeiros, esta atividade se dá em virtude da Operação de Páscoa, uma vez que, neste período, cresce a demanda por produtos como peixes e derivados, castanhas, ovos de chocolate, entre Outros.

“Todos os produtos que estão expostos e que têm uma maior comercialização neste período serão fiscalizados. Além de estabelecimentos que vendem estes produtos que são consumidos nesta festividade. Não é uma fiscalização de um ou dois estabelecimentos, mas sim em toda a cidade”, afirmou Vinícius.

A finalidade da operação é resguardar a qualidade dos produtos consumidos pelos patoenses durante as festividades, além de garantir a regularização dos estabelecimentos da cidade.

Vinícius Medeiros afirmou que esta é uma atividade que deve ser desenvolvida diariamente pelos próprios consumidores. Ele ressaltou os direitos do consumidor em caso de adquirir produtos vencidos.

“Se qualquer consumidor verificar que o produto está com a data de validade vencida ou se está sem data impressa na embalagem, ele tem direito de se dirigir ao caixa e adquirir dois produtos iguais ao que ele havia comprado. Isso é garantido por uma lei estadual. O próprio consumidor se torna fiscal dos comerciantes”, explicou.

Os produtos irregulares que são recolhidos nas fiscalizações são levados para a sede do PROCON, onde serão armazenados e posteriormente destruídos ou devolvidos, de acordo com a determinação do processo.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022

Veja também...

EM FORMA

Após perder 50 kg, Jojo Todynho surge vestida 'a vácuo' com segunda pele transparente

ELEIÇÕES 2024

PP de Patos nega entrada de vereadores no partido

RECORDE

Empregos com carteira assinada batem recorde com mais de 37 milhões de contratados