Compartilhe

Carteira Estudantil Digital já tem data para emissão

Por WSCOM    Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019


O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação da carteirinha estudantil digital e gratuita, que tem o objetivo de reduzir a burocracia na emissão do documento e evitar gastos com papel. Já está no ar o portal da ID Estudantil que tem o objetivo de informar os estudantes sobre a mudança. Através do portal já disponível, é possível ter acesso a informações sobre a carteira e a uma contagem regressiva para o início das emissões. 

A partir de dezembro, para quem tiver interesse em adquirir o documento, basta acessar as lojas Google Play e Apple Store. Quem solicitar a carteira digital terá que consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o MEC para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro – o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta. O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, apresentações de teatro e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra. 

O MEC firmará contrato com a Caixa Econômica Federal para emissão gratuita ao estudante da ID Estudantil física. A nova carteira física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino. 

A estudante de Jornalismo Larissa Mesquita precisou pagar para tirar o documento físico e diz que a notícia vem em boa hora. “Paguei um valor absurdo e fui informada que a carteira só teria validade até março de 2019. Caso quisesse renovar, teria que pagar novamente. Essa notícia é maravilhosa! Afinal, os benefícios da carteira de estudante são diversos e podem ser bem aproveitados”. 

Bárbara Silva, estudante de pós-graduação em Mídias Sociais, compartilha a opinião. “Já arcamos com muitas outras despesas durante a faculdade, inclusive com a nossa mensalidade. Na minha opinião, esse deveria ser um direito de todo estudante. Tenho certeza que a mudança vai favorecer muitos estudantes que não têm condição de pagar esse valor abusivo”, conclui. 

A carteirinha digital poderá ser emitida pelo MEC, pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), por entidades estudantis estaduais, municipais e distritais, diretórios centrais dos estudantes, centros e diretórios acadêmicos e outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes.

« Voltar

CUIDADO

Inmet renova alerta de chuvas intensas para todos os municípios da Paraíba

NA PARAÍBA

Raio cai em fazenda e mata mais de 10 cabeças de gado na Paraíba

Veja também...

VIOLÊNCIA

Polícia prende professor de capoeira suspeito de estupro de vulnerável na Paraíba

TRÁGICO

Outro caminhão tomba na Serra de Teixeira carregado de boi

CULINÁRIA

Bolinho de carne moída, macio por dentro e crocante por fora