Compartilhe

Chove 98% do esperado para janeiro em nove dias em Patos

Por Epitácio Germano    Quarta-Feira, 9 de Janeiro de 2019


O acumulado de chuvas em Patos, no Sertão da Paraíba, durante os primeiros nove dias de 2019 é de 66,7 milímetros, o equivalente a 98% do esperado para o mês de janeiro, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A média histórica de precipitação pluviométrica para o período na cidade conforme informação do órgão é de 68mm.

As chuvas do início de 2019 também já superaram o índice de 45,4mm durante os 31 dias de janeiro de 2018. De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas registradas nas últimas semanas eram esperadas para o período. “Essas chuvas acontecem em função do fenômeno da zona de convergência intertropical no oceano atlântico e naturalmente isso gera a formação de nuvens que se deslocam para regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri do estado provocando chuvas. Em algumas localidades essas chuvas estão ocorrendo com maior intensidade e outras não, o que é considerado normal observando a previsão informada pela Aesa em dezembro do ano passado”, disse.

A meteorologista explicou ainda que as chuvas registradas durante o mês de janeiro não possuem relação com o inverno na região do Sertão, que acontece durante o período de março a maio. “As precipitações pluviométricas deste período não têm relação com o inverno da região sertaneja que acontece após o mês de março, no entanto, são consideradas importantes essas precipitações porque ajudam na redução da temperatura e também recuperação da vegetação seca do semiárido”, concluiu Marle Bandeira.

« Voltar

NO SERTÃO

Homem é preso em Patos acusado de armazenar vídeos de pornografia infantil

MAIS SAÚDE

Unidades de Saúde de Patos terão atendimento psiquiátrico a partir de agora

Veja também...

POSITIVO

Brasil volta a ranking de 25 países mais atrativos para investimentos

POLÊMICA

Base de Lula na Câmara cobra fim de contratos bilionários do governo com empresas israelenses

POLÊMICA

Lira recua, admite erro com Padilha e nega pauta bomba com o governo: 'sem retaliação'