Compartilhe

16,1 mil armadilhas para capturar arribaçãs foram apreendidas pelo Ibama no Sertão da Paraíba em dez dias

Por Jornal da Paraíba    Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018


Um total de 16,1 mil armadilhas usadas para capturar aves da espécie arribaçãs foram apreendidas no Sertão da Paraíba em dez dias por fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Este volume seria suficiente para capturar até 64,4 mil aves por dia. Também foram resgatados no período um total de 32 animais, que foram reintroduzidos em seu habitat natural. Todo o material foi incinerado.

A multa para os responsáveis pela caça ilegal nessa operação foi de R$ 96,5 mil. As operações de fiscalização na região foram intensificadas para evitar a matança de espécies e assegurar o ciclo reprodutivo. Segundo o Ibama, a caça às arribaçãs se intensifica nesta época porque este é o período em que as aves costumam fazer ninhos no no solo da caatinga. As áreas, chamadas de pombais, chegam a ter 12 km² de extensão, com 3 a 4 ninhos por cada km². Este comportamento torna as aves presas fáceis. 

A caça de qualquer espécie da fauna silvestre é proibida por lei desde 1967 e os ninhos, abrigos e criadouros também são protegidos pela mesma lei.

« Voltar

MELHORIAS

STTrans implanta rotatória no cruzamento das ruas Juvenal Lêdo com a 5 de agosto

PARA TUDO

Professores da UEPB paralisam atividades nesta terça-feira; entenda

Veja também...

INVESTIGAÇÃO

Populares colocam à venda nas redes sociais baterias semelhantes à da carga tombada em Teixeira

NA PARAÍBA

Agevisa determina apreensão de todos os cigarros eletrônicos na Paraíba

MELHORIAS

STTrans implanta rotatória no cruzamento das ruas Juvenal Lêdo com a 5 de agosto