Compartilhe

Jardins do Hospital de Patos inspiram pacientes, profissionais e visitantes

Por News Comunicação    Domingo, 16 de Janeiro de 2022


Uma área verde bem cuidada, com várias flores, árvores, grama verdinha e saudável, não apenas deixa o lugar mais bonito como propicia a quem vê momentos de relaxamento e contemplação e, no caso de hospitais, até melhoram os resultados no tratamento com os pacientes. E é com essa percepção que os jardins que se espalham por variadas áreas do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos são cuidados cotidianamente. E não é apenas a equipe da unidade que toma para si essa grata tarefa. Não raro, visitantes e até pacientes regam as plantas e assim têm a oportunidade de ficarem mais sintonizados com a natureza.

Há flores por toda parte do jardim

A chefe do Núcleo Médico do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade, é uma das profissionais mais entusiastas da unidade quando o assunto é o jardim. Ela própria já plantou várias mudas de flores, não raro depois de plantões também rega as plantas e registra em fotografias o quanto as pessoas interagem com esse ambiente natural. “Num ambiente hospitalar, ter um jardim como esse é um privilégio, pois ele propicia paz, contemplação, inspiração e isso interfere também nos resultados do tratamento dos pacientes, deixando-os até mais tranquilos”, afirma a médica.

Dra. Jaqueline Andrade, Chefe do Nucleo Medico do Complexo

Ela se lembra da história de uma paciente que estava em estado terminal e poucos dias antes de falecer lhe perguntou se o céu era tão bonito quanto as flores do jardim da unidade. “Ela disse: doutora, eu sei que vou morrer, só queria saber se o céu tem flores tão lindas quanto essas que vejo agora. Esse episódio me marcou muito, porque essa paciente se inspirou em nosso jardim para aceitar a morte como algo natural”, diz Dra. Jaqueline, lembrando que os jardins ainda proporcionam um espaço de refúgio aos familiares e também às equipes que trabalham no hospital. “Além dos benefícios psicológicos, esse visual também reduz o estresse e a ansiedade em pacientes com resultados físicos concretos na recuperação deles e também inspiram os profissionais da unidade numa rotina que é sempre estressante”, finaliza a médica.

« Voltar

POSITIVO

IBGE: Paraíba tem maior aumento de população com rendimento desde 2012

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa