Compartilhe

Após 7 anos de seca, açude sangra e população agradece com orações

Por Jornal da Paraíba    Segunda-Feira, 9 de Abril de 2018


Os mais de 18 mil moradores do município de São José de Piranhas, no Sertão Paraíba, tiveram um domingo (8) de festa com a dupla comemoração. À tarde, festejaram a vitória da conterrânea, cantora Eduarda Brasil, vencedora da 3ª edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Pela manhã, a população se emocionou com a sangria do açude São José I, usado para o abastecimento da cidade.

Após sete anos, o reservatório voltou a sangrar com as chuvas na região. Com as mãos elevadas ao céu, os moradores rezaram juntos, agradecendo as chuvas e a nova sangria. “Eu estava em casa, quando fui olhar o rio enchendo o açude, com as chuvas. Por volta das 11h começou a sangrar. Eu estava lá e vi várias pessoas levantando as mãos e agradecendo a Deus pela chuva e por o açude estar sangrando. Foi um momento de grande emoção que eu não poderia deixar de registrar”, disse o professor Itamar Soares, autor do vídeo.

Desde 2011 que o açude não atingia mais a capacidade máxima. E com a estiagem, chegou a enfrentar fortes crises, nos últimos anos, deixando a população sem abastecimento por alguns períodos. “Era muito difícil. Sem água, teve dia que o carro-pipa abastecia a caixa d’água no bairro e dava briga, pela água”, conta Itamar.

De acordo com os dados a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude São José I, também conhecido popularmente como “Açude da Cagepa” tem capacidade para armazenar 3.051.125 de metros cúbicos de água. Em fevereiro deste ano, o reservatório chegou a marca de 0,7%, o que equivalia a pouco mais de 21 mil m³ de água.

« Voltar

DECIDIDO

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

MAIS EDUCAÇÃO

Educação de Patos dá início a 4ª edição do Curso de Libras, Soroban e Braille

Veja também...

MAIS SAÚDE

Liga Acadêmica realiza live em Patos sobre importância do diagnóstico de autismo em adultos

NO SERTÃO

Polícia Civil prende suspeito de ser o receptador dos objetos furtados da Casa da Cidadania em Patos

MAIS SAÚDE

São José do Bonfim realiza atendimento noturno em diversas especialidades médicas