Compartilhe

Tribunal de Justiça concede prisão domiciliar a homem com HIV e diabetes, em Patos

Por G1 Paraíba    Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020


Uma decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) concedeu prisão domiciliar de oito meses a um reeducando de 29 anos a Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos, que é portador de HIV e diabético. A decisão partiu após um recurso da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). O reeducando deve retornar ao recolhimento na penitenciária em janeiro de 2021.

Se o detento não retornar no prazo correto, ele será considerado foragido pela Justiça, conforme a decisão do TJPB.

A defensora pública e coordenadora do Núcleo da DPE em Patos, Monaliza Montinegro, destaca a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 17 de março deste ano, que recomenda aos tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pela Covid-19 no âmbito do sistema de Justiça penal.

A irmã do reeducando lembra o sofrimento da família ao acompanhar a situação. “Não foi fácil, a gente questionou muito, lutou muito, mas vemos aí que o Estado não está sendo omisso. Meu irmão é soropositivo e diabético, a gente sabe que pessoas com doenças preexistentes tem um risco maior de morrer”, relata.

Há poucos dias, a DPE fez uma série de recomendações à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) em relação às medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na Penitenciária Romero Nóbrega. Uma delas pedia que fossem realizados testes do Covid-19, por PCR, com coleta de secreção nasal e orofaringe em todos os presos do estabelecimento prisional, inclusive entre as pessoas sem apresentação de nenhum sintoma.

« Voltar

NO SERTÃO

Homem é preso em Patos acusado de armazenar vídeos de pornografia infantil

MAIS SAÚDE

Unidades de Saúde de Patos terão atendimento psiquiátrico a partir de agora

Veja também...

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos