Compartilhe

Hospital Regional de Patos registra mais de 40 mil atendimentos entre janeiro e outubro deste ano

Por News Comunicação    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019


A demanda de atendimentos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, tem aumentado muito ultimamente. Em outubro, por exemplo, a unidade, que integra a rede estadual de serviços, teve o maior número de atendimentos dos últimos anos, tanto no setor de Urgência e Emergência, quanto no Ambulatorial. No 1° semestre, a média de atendimento/mês foi 2.974, agora essa média está em 3.386, o que representa um aumento de 12%. O relatório de prestação de serviço da unidade aponta que entre o dia 1º de janeiro e 31 de outubro último, o Complexo realizou 40.387 atendimentos, 2.996 cirurgias, 5.482 internações, 40.718 exames laboratoriais e mais 41.323 exames radiológicos em seu Centro de Imagem.

Aumento de demanda

Segundo a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, de fato, houve um significativo aumento na demanda para a unidade, contextualizado por alguns motivos, entre os quais destacam-se a ampliação de casos por problemas respiratórios e do alto índice de acidentes, além de ser reflexo da atual situação da rede de assistência à saúde nos municípios. “A fragilidade porque passa a rede de assistência à saúde municipal, que vem enfrentando dificuldades ao longo do tempo e que tem se agravado de maneira mais forte nos últimos meses, ocasionou uma maior procura pelo Hospital, tanto por especialidades médicas e exames, que as pessoas não estão tendo acesso em seus referidos municípios. Isso provoca um agravamento da doença, até chegar ao ponto de ser indicativo de procura pelo Regional”, afirma Liliane, lembrando ainda que os muitos acidentes, não só em Patos, mas em toda a região, além de questões pontuais como a da incineração do lixão da cidade, que provocou um aumento no número de casos por problemas respiratórios, refletem na demanda do Complexo.

Referência para mais de 80 municípios da região do sertão, o Complexo registrou 31.388 atendimentos de urgência e emergência nos primeiros dez meses deste ano e mais 8.999 atendimentos ambulatoriais, totalizado 40.387 atendimentos neste período. Das 2.996 cirurgias realizadas entre janeiro e outubro, a maior parte delas foi de procedimentos ortopédicos, com 1.394 casos, seguido de cirurgias gerais, com 688 registros, e 422 casos de cirurgia oncológica, este último, porque os procedimentos oriundos do Hospital do Bem são realizados no Regional, já que a unidade oncológica integra o Complexo Hospitalar.

Dados do relatório de serviços prestados pelo Complexo apontam ainda que das 5.482 internações realizadas entre janeiro e outubro último, a grande maioria delas foi na Clínica Média, com 2.672 casos, seguido de demandas da ortopedia, com 1.442 internações e de Cirurgia geral, com 685 casos. Neste período, o Complexo realizou ainda 40.718 exames laboratoriais, numa média de 4 mil exames/mês e mais 41.223 exames radiológicos, dos quais 21.508 foram Raio X, 12.907 foram Tomografias, 5.473 foram Ultrassons e Ecocardiograma, 758 Endoscopias e mais 558 Colposcopia. No Centro de Imagens do Complexo foram feitos ainda 81 Colonoscopias, 31 Ressonância Magnética, seis Cintilografias e ainda uma Broncoscopia.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022

Veja também...

NO SERTÃO

Após ser preso, médico preso por suspeita de agredir ex-mulher é demitido

FIM DE TUDO

'Deus manda você se preparar': brasileiras estocam comida para o fim do mundo

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço