Compartilhe

Hospitais da PB vão ter que fornecer documentos e comprovantes de despesas a pacientes

Por Angélica Nunes - Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 17 de Julho de 2018


Os hospitais públicos e privados da Paraíba terão que fornecer aos pacientes ou a seus familiares cópias dos documentos assinados por estes, bem como os comprovantes das despesas geradas pelo atendimento. A determinação está prevista em lei, de autoria do deputado Jutay Menezes (PRB), sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17).

A nova lei entra em vigor em 90 dias e determina que “os hospitais públicos e privados com funcionamento no Estado da Paraíba ficam obrigados a fornecer ao paciente, quando solicitado e após a alta hospitalar, cópias dos documentos assinados pelo próprio paciente ou por seu responsável legal e do comprovante de todas as despesas oriundas de sua internação, as quais deverão ser discriminadas por itens”.

Os hospitais privados que não atenderem à determinação desta Lei ficarão sujeitos à autuação e multa de 100 UFRs, o que corresponde atualmente a R$ 4.804.

Proposta

Ao justificar o projeto, o deputado Jutay Menezes destacou que a proposta também vem sendo apresentada por Assembleias Legislativas de outros estados, como forma de tentar coibir a corrupção e falta de transparência nos governos. Para o autor da proposta, “indiscutivelmente, a ausência de informações acerca dos custos padronizados e apurados pelos Hospitais credenciados ao SUS deve ser observado como fator crítico de ineficiência do setor”.

Para o deputado, a prestação de contas ao cidadão usuário do SUS possibilita o conhecimento do atendimento prestado e os recursos consumidos nos hospitais conveniados à rede pública de saúde.

« Voltar

NA PARAÍBA

Agevisa determina apreensão de todos os cigarros eletrônicos na Paraíba

MELHORIAS

STTrans implanta rotatória no cruzamento das ruas Juvenal Lêdo com a 5 de agosto

Veja também...

CUMPRIMENTO

PM cumpre mandado de prisão contra apenado do Romero Nóbrega

DESTAQUE

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

MAIS SAÚDE

Servidores da Câmara de Patos têm oferta de serviços de saúde e ações de segurança no trabalho