Compartilhe

'Não estamos na segunda onda porque nunca saímos da primeira', diz secretário

Por Bárbara Wanderley -Click PB    Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021


A Paraíba, assim como todo o Brasil, passa por um reaquecimento da primeira onda de covid-19, com o número de casos e a transmissibilidade da doença crescendo. Foi o que explicou ao ClickPB o secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi. ''Não estamos na segunda onda porque nunca saímos da primeira'', disse ele.

O secretário explicou que para se formar uma segunda onda deve haver uma redução de pelo menos 60% no números de novos casos e de óbitos, e essa redução deve se manter por pelo menos oito semanas. Se após isso os casos voltam a crescer, tem-se uma segunda onda. ''Isso aconteceu na Europa, em países colo Itália, França, Holanda'', comentou.

''No Brasil não chegou a isso, porque quando melhorou um pouquinho a situação, as população cansou, as pessoas não aguentaram mais e começaram a descuidar'', avaliou.

Daniel Beltrammi afirmou que a taxa de transmissibilidade da doença também cresceu. ''Entre o 16º e o 17º relatório epidemiológico a taxa R foi de 0,98 para 1,04'', disse. Embora haja variantes mais transmissíveis do vírus em circulação, como é o caso da cepa sul-africana encontrada pelo Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), o secretário acredita que o que mais leva a taxa a subir é o descuido da população.

Ele comentou ainda que a maior parte dos pacientes são do sexo masculino, o que reforça a tese de que os homens se descuidam mais e se expõem mais aos riscos da doença. Embora a taxa de letalidade da covid-19 tenha se mantido a mesma, 2,2%, Beltrammi afirmou que houve uma mudança no perfil das vítimas e tem se tornado mais comum a morte de pacientes mais jovens. ''Os pacientes com mais de 80 anos têm uma taxa de letalidade até 13 vezes maior, mas temos visto muitos óbitos em pacientes de 50 a 70 anos''.

A vacinação dos idosos com mais de 80 anos deve ajudar a reduzir a mortalidade, assim como a circulação de variantes. ''Quanto mais pessoas vacinadas, menos chance o vírus tem de multiplicar e de mutar'', explicou. Para isso, porém, é preciso que muitas pessoas sejam vacinadas e até lá a população deve manter os cuidados para evitar a doença.

« Voltar

DELÍCIAS

Guia do pudim de leite condensado perfeito; saiba como fazer

MUDANÇAS

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 2 salários

Veja também...

NA PARAÍBA

Assaltantes sofrem acidente durante fuga e morrem após assaltarem militar no Conde

EXPECTATIVA

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

DECIDIDO

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar