Compartilhe

Confira 4 motivos para você desistir de comer macarrão instantâneo

Por G1    Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019


Quem é apaixonado por comidas rápidas não perde a oportunidade quando o assunto é saborear um macarrão instantâneo. O famoso miojo que é rico em calorias, mas pobre em fibras, vitaminas e minerais serve como lanche rápido e até mesmo refeição de muitas pessoas. Mas pode trazer grandes consequências ao organismo após ser ingerido. 

Eis quatro motivos para você parar de comer macarrão instantâneo a partir de hoje:

1. Má digestão                  
Macarrão instantâneo pode sobrecarregar nosso sistema digestivo, uma vez que precisa de esforço extra para digerir por horas o macarrão altamente processado.

O miojo estimula a longa digestão porque contém diversos produtos químicos. No longo prazo, seu consumo pode levar a uma exposição excessiva do BHA (hidroxianisol butilado) e BHT (tert-butil-hidroquinon), dois produtos químicos que são usados em fast-foods e ultraprocessados para prolongar a validade. Estes químicos estão relacionados ao desenvolvimento de ansiedade, asma e diarréia. 

2. Overdose de sódio                  
Macarrão instantâneo é uma bomba de sódio. Um miojo ou Cup Noodles tem cerca de 70% do sódio que você deveria comer em todas as refeições ― imagine então consumir isso em apenas uma. 

O alto consumo de sal afeta os níveis de fluídos corporais e a pressão sanguínea, além de sobrecarregar seus rins. Os rins nivelam os eletrólitos no corpo, assim como controlam a pressão sanguínea. Toda vez que você ingere muito sal, você dá a eles um grande trabalho para processar a carga extra de eletrólitos. Com o tempo, isso leva à deterioração do órgão, causando insuficiência renal. 

3. Risco de doenças cardíacas                             
Um estudo publicado no Journal of Nutrition indicou que pessoas que consomem uma quantidade excessiva de macarrão instantâneo por semana têm maior risco de desenvolver síndrome metabólica. Ou seja, um conjunto de doenças que, associadas, levam ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, como pressão alta, aumento da cintura abdominal e alterações no colesterol, triglicérides e glicemia.

Pessoas que têm esta síndrome têm maiores chances de ter doenças cardíacas, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

4. Possui calorias ‘vazias’                             
Além de ter muito sódio e demandar um trabalho extra para seu sistema digestivo e rins, o macarrão instantâneo é geralmente rico em carboidratos, gordura saturadas e gordura trans. Ao mesmo tempo, ele é pobre em fibras, vitaminas e minerais. O resultado é que você come um produto rico em calorias e, em pouco tempo, voltará a ficar com fome. 

« Voltar

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022

Veja também...

NO SERTÃO

Após ser preso, médico preso por suspeita de agredir ex-mulher é demitido

FIM DE TUDO

'Deus manda você se preparar': brasileiras estocam comida para o fim do mundo

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço