Compartilhe

Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do país, segundo IBGE

Por Portal Correio    Segunda-Feira, 11 de Fevereiro de 2019


A maior produção de leite de cabra do Brasil é na Paraíba. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com os dados divulgados na pesquisa Censo Agro 2017. Naquele período, o estado produziu 5,6 milhões de litros de leite de cabra, o que corresponde a 17% a mais que o segundo colocado no ranking do país, a Bahia, cuja produção foi de 4,6 milhões de litros.

Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido na Paraíba foi comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões de reais. O rebanho caprino do estado, conforme o censo agro, possui 19.397 cabeças. A produção pecuária do estado também conta com um efetivo de 1 milhão de bovinos contabilizados em 2017, que foi responsável pela produção de 205 milhões de litros de leite de vaca. Em relação a criação de aves, que inclui galinhas, galos, frangas e frangos, a Paraíba possuía 12,1 milhões de cabeças e uma produção que chegou aos 44 milhões de dúzias de ovos.

Atento a esse potencial econômico, o Sebrae Paraíba desenvolve projetos junto a produtores das regiões do Brejo, Agreste, Cariri e Curimataú ligados à ovino e caprinocultura. Organizados em cooperativas, os produtores focam em cortes especiais de carnes e melhoramento de carcaça, alimentando o comércio local. Outro foco do grupo é a produção de leite de cabra, especialmente como alternativa para obter maior lucratividade com a propriedade rural. No Sebrae, eles recebem acompanhamento que trabalha desde a gestão do estabelecimento até o melhoramento genético com foco no mercado.

“O leite de cabra é uma alternativa importante, principalmente diante das adversidades climáticas, e vários empresários têm investido e ampliado sua produção para alcançar melhores resultados econômicos. O projeto que desenvolvemos provoca não apenas o aquecimento no comércio das regiões, mas aumenta a autoestima dos produtores, que buscam dias melhores com o trabalho. É uma atividade propícia para essas regiões e seu crescimento foi comprovado com esse destaque na produção do leite de cabra no país”, afirmou o gestor do projeto de ovinocultura do Sebrae em Guarabira, João de Deus Leôncio.

Paraíba tem 163,2 mil estabelecimentos agropecuários

Em 2017, a Paraíba tinha 163,2 mil estabelecimentos agropecuários, o equivalente a uma área de 3,4 milhões hectares, segundo o IBGE. Desse total, 2,6 mil estabelecimentos cultivaram exclusivamente cana-de-açúcar, com uma produção estadual de 5,3 milhões de toneladas. Outra cultura da agricultura temporária que mereceu destaque naquele ano foi a da mandioca, produzida em 27 mil estabelecimentos e com produção de 79 mil toneladas.

Já na agricultura permanente, o censo agro 2017 contabilizou plantação de banana em 5 mil estabelecimentos, que foram responsáveis pela produção de 67 mil toneladas da fruta no estado. O coco-da-baía também é um fruto produzido no estado, mais especificamente em 1,5 mil estabelecimentos agrícolas, conforme o IBGE. No período, a produção de coco-da-baía (tradicional coco) foi de 35 milhões. Ainda, conforme os dados da pesquisa, as atividades agrícolas ocupam 424 mil pessoas no estado.

Entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, o IBGE foi a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. O documento final resultou no Censo Agro 2017.

« Voltar

BOA NOTÍCIA

Prefeito interino de Patos assinará convênio de pavimentação de ruas

PARA TUDO

Grupos de caminhoneiros decidem fazer paralisação no dia 29

Veja também...

ESCOLHA DO POVO

Jair Bolsonaro é escolhido o 'Judas do Ano' pelos ouvintes da 102.9 FM; Dinaldinho fica em segundo lugar

INDEFINIÇÃO

Valentim aguarda por Rossi até sábado para definir escalação

UMA POR DIA...

Programação de São João é como escalação de seleção brasileira: cada forrozeiro vira um treinador.