Compartilhe

Apenas cinco cidades atingem meta de vacinação na Paraíba

Por Portal Correio    Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018


Mesmo com o ‘Dia D’ de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite realizado no último sábado (18), ainda são poucas as cidades paraibanas que atingiram a meta de pessoas imunizadas. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 223 municípios, apenas 5 (2,24%) já atingiram a meta preconizada de pelo menos 95% da cobertura vacinal (Zabelê, Cajazeirinhas, Gurjão, Duas Estradas e Maturéia). A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Outros 55 municípios (24,66%) estão abaixo dos 49,99% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, 163 (73,09%) estão com cobertura entre 50 e 94,99% e um (0,44%), Vieirópolis, não possui registro de doses aplicadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

“A alimentação do sistema de informação em campanhas de vacinação deve ser feita diariamente. O acompanhamento da cobertura é em tempo real. Alertamos os gestores de saúde para que intensifiquem esta ação em seus municípios. A gente vê que os pais estão procurando as unidades de saúde, mas o sistema não está refletindo essa realidade por causa da falta de rotina na inserção dos dados”, pontuou Isiane.

Aumento de 23%

Apesar disso, após a ação de sábado, o ‘Dia D’, possibilitou um aumento de aproximadamente 23% na cobertura vacinal estadual. A idade que apresenta uma maior cobertura vacinal na Paraíba para ambas as vacinas é a de 3 anos, coincidindo com a faixa etária com maior cobertura no cenário nacional, com cobertura de 52,54% (Pólio) e 52,77% (Sarampo).

A partir das doses registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no Brasil foram aplicadas 42,50% das doses distribuídas da vacina contra Poliomielite e 50,55% da vacina contra o Sarampo.

De acordo com a análise das coberturas vacinais por Gerência Regional de Saúde (GRS), a 1ª GRS apresenta a maior cobertura para as duas vacinas (78,26% para Pólio e 76,32% para Sarampo). A menor cobertura para ambas as vacinas está na 8ª GRS com 50,21% para Pólio e 50,19% para Sarampo.

“Vale lembrar que a SES já fez a distribuição de 100% dos imunobiológicos para atender o público-alvo com a vacina contra Poliomielite e Sarampo”, reforçou a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), vários casos de sarampo têm sido registrados nos últimos anos, sendo os países dos continentes europeu e africano com maior número de registros de casos. O intenso movimento migratório, ocasionado pela situação sociopolítica na Venezuela contribuiu para a propagação do vírus para outras áreas geográficas, incluindo o Brasil.

A SES intensifica o alerta sobre a importância da Campanha Nacional em virtude dos surtos de sarampo que estão ocorrendo nos estados de Roraima, Manaus, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Pará e Amazonas. Além disso, dois estados do Nordeste (Pernambuco e Sergipe) confirmaram casos importados de Sarampo na última semana (fase de atualização no âmbito nacional).

“Dessa forma, salientamos a importância da oferta de vacinas em todas as salas de vacinação do Estado com a prioridade para o público alvo da campanha e população até 49 anos que estão com viagem para os estados fora do Nordeste com casos confirmados de Sarampo”, alertou Isiane Queiroga.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Todo usuário que apresente, independente da idade e da situação vacinal, febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior, o serviço de saúde deverá notificar em até 24 horas (Portaria MS Nº 204/16) e iniciar a investigação.

« Voltar

POSITIVO

IBGE: Paraíba tem maior aumento de população com rendimento desde 2012

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa